Volvo lança chassi elétrico de alta capacidade na LatBus 2024

Novo BZRT da Volvo promete revolucionar o transporte coletivo com zero emissões e alta eficiência

Foto | Rodolfo Buhrer/La Imagem/Volvo/Divulgação – Volvo lança biarticulado elétrico na LatBus 2024

Atendendo à crescente demanda das cidades por soluções que reduzam as emissões de CO2, a Volvo apresenta na LatBus 2024 o seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Nomeado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível nas versões articulada e biarticulada. Será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que também servirá como base de exportação para mercados que necessitam de ônibus de alta capacidade, tecnologia avançada e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros.

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“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

Tecnologia avançada e robustez

O lançamento do BZRT reforça a tradição da Volvo em veículos de alta capacidade e tecnologia avançada. O novo modelo preserva as características consagradas dos articulados e biarticulados da marca, como o quadro de chassi, eixos e suspensão robustos. O motor elétrico está localizado na parte central do veículo, o que melhora a distribuição de carga e permite um salão totalmente livre para os passageiros. O projeto inteligente também garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos fossem instalados abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.

Equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW (equivalente a 540cv), o BZRT também conta com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O veículo pode ser configurado com 6 ou 8 baterias, resultando em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Com alto grau de tecnologia e conectividade embarcada, o BZRT contribui para a visão Zero Acidentes da Volvo. O modelo pode ser habilitado com o sistema de “Zonas de Segurança”, que controla automaticamente a velocidade do ônibus à distância, com base no mapeamento via GPS de áreas mais propensas a acidentes. Além disso, o veículo é equipado com sensores de placas de trânsito que identificam sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. O Alerta de Ponto Cego Lateral, que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou outros obstáculos, também está entre os destaques.

Outra inovação é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que melhora a precisão e a estabilidade da direção, elevando a segurança e o conforto na condução.

A Volvo tem sido referência em ônibus de grande capacidade há décadas. O biarticulado da marca, que surgiu no BRT de Curitiba há mais de 30 anos, sempre entregou alta eficiência, transportando mais passageiros com menos emissões. Hoje, dezenas de cidades na América Latina utilizam esses veículos para transportar grandes quantidades de pessoas com rapidez e segurança, trazendo melhorias significativas na qualidade de vida dos usuários. Agora, com a chegada do BZRT, essas características são aprimoradas, adicionando zero emissões e baixos níveis de ruído, elevando ainda mais o conceito de transporte coletivo sustentável.