Nova linha apresenta avanços em conectividade, aerodinâmica e segurança, com destaque para os retrovisores por câmeras e o sistema de monitoramento de pneus
Os recém-lançados veículos da linha Volvo FH 2025 chegaram ao mercado latino-americano com novidades que prometem aumentar a produtividade e o conforto do motorista, além de melhorar a economia de combustível. Um dos principais destaques é a avançada conectividade, que trouxe melhorias para o sistema I-See, capaz de prever a topografia da estrada e agora também curvas e rotatórias, otimizando as marchas automaticamente para garantir mais eficiência e segurança durante a condução.
VEJA TAMBÉM:
Outra inovação são os Retrovisores por Câmeras, que substituem os tradicionais espelhos, diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma redução significativa no consumo de combustível. O sistema ainda amplia o campo visual do motorista. O Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus também foi aprimorado, com dados em tempo real para o motorista e gestores de frota, trazendo mais segurança e economia.
“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.
Uma das inovações mais visíveis da nova linha são os Retrovisores por Câmeras, que substituem os espelhos tradicionais, resultando em menos arrasto aerodinâmico e, consequentemente, em menor consumo de combustível. “Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
A Volvo também fez ajustes no design externo para aprimorar a aerodinâmica e reduzir o impacto da resistência do ar. A marca passou por uma atualização visual, com emblemas mais modernos e uma logomarca Volvo maior no painel frontal.
O I-See, sistema que usa conectividade para prever a estrada e ajustar automaticamente as marchas, foi atualizado na linha FH 2025. Agora, o sistema também antecipa curvas e rotatórias, oferecendo maior economia de combustível e previsibilidade para o motorista. “É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança”, destaca Valério.
Essa tecnologia, pioneira no Brasil há mais de uma década, ganhou mais um salto com o uso de dados em nuvem, tornando o sistema ainda mais eficiente ao prever as melhores marchas antes de curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões.
Outro destaque da linha FH 2025 é o novo sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus. Sensores instalados dentro dos aros monitoram a pressão e alertam o motorista sobre anomalias, ajudando a evitar desgaste precoce e a reduzir o consumo de combustível. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, ressalta Valério. As informações podem ser acompanhadas em tempo real tanto pelo motorista quanto pelos gestores de frota.
Dentro da cabine, o modelo também ganhou melhorias, como uma nova base para o banco do motorista, garantindo mais conforto e ajustes ergonômicos durante longas viagens. “O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, enfatiza Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. Novas tomadas USB-C e um controle remoto mais ergonômico também foram adicionados, trazendo mais praticidade ao motorista.
Com essas inovações, a linha Volvo FH 2025 reforça sua posição de destaque no mercado latino-americano, combinando tecnologia avançada, conforto e eficiência para atender às demandas de um setor cada vez mais exigente.
Comentários