Grunner alcança R$ 150 milhões em vendas com nova linha ATR S

Em apenas 15 dias, empresa supera expectativas e impulsiona inovação no setor sucroenergético

Grunner ATR S
Foto | Grunner/Divulgação – Grunner ATR S

A Grunner, indústria de Smart Machines, registrou um volume de vendas expressivo ao comercializar 70 unidades da nova linha ATR S, alcançando quase R$ 150 milhões em apenas 15 dias após o lançamento comercial. Inicialmente, a meta era vender 100 unidades ao longo de 2025, mas a forte demanda do mercado levou a empresa a reavaliar seus objetivos, evidenciando a crescente busca por soluções mais sustentáveis e econômicas.

“A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. Nossa linha ATR S entrega exatamente isso ao otimizar a colheita, diminuir pisoteio e reduzir as paradas operacionais e horas auxiliares”, ressalta o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.

O sócio-presidente da empresa, Henrique Belei, também destaca a importância da nova linha: “A Grunner está preparada para um ano repleto de novidades e conquistas. Nossos clientes já estão percebendo as inovações que compartilhamos com o lançamento da Linha S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir adiante com o nosso propósito: aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras, potencializando resultados, desenvolvendo talentos e assegurando a satisfação dos clientes, além de fortalecer parcerias duradouras”.

A nova série S apresenta 15 melhorias em relação à linha anterior (série X), com foco em agilidade, produtividade e economia. Uma das principais inovações é a redução do diâmetro de giro da roda, que passou de R27,3m para R18,3m, reduzindo em até 60% o tempo de manobra e minimizando o pisoteio das linhas de cana.

Outra novidade é a melhor distribuição de carga, que aumenta a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus. O sistema de levantamento do transbordo também foi reformulado para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.

Pensando no bem-estar dos operadores, a Grunner remodelou o sistema de ar-condicionado, posicionando as saídas de ar na parte superior da cabine e deslocando a condensadora para a frente do radiador, garantindo uma refrigeração mais rápida e eficiente. Além disso, o radiador agrícola foi redesenhado para melhorar o desempenho do motor e reduzir a necessidade de paradas para limpeza.

A nova linha também se destaca pela redução do consumo de diesel. Testes comparativos entre a ATR S e a ATR X indicaram uma economia de até 14% no consumo de diesel, chegando a uma redução de 64% em relação ao trator tradicional. “Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel com relação à consagrada série X, o que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro também contribuiu para reduzir em até 60% o tempo de manobra, trazendo ainda mais economia”, afirma Torquetti.

Outro avanço significativo é o novo eixo direcional, projetado para melhorar a transferência de carga, garantindo maior tração e eficiência em terrenos desafiadores. Os modelos da série S também contarão com pneus Michelin, fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner.

A segurança operacional também foi um dos focos no desenvolvimento da linha ATR S. A proteção do motor com fibra, aliada a novas vedações em couro aeronáutico, evita a entrada de palha, reduzindo riscos de superaquecimento e falhas. Além disso, o “boné” – prolongador dianteiro da caixa de carga – foi ampliado para minimizar o acúmulo de palha entre a cabine e o implemento, otimizando as paradas para revisão.

As bolsas pneumáticas, agora com maior pressão, também contribuem para um sistema mais eficiente, aumentando a estabilidade do equipamento durante a operação.

“O ATR da série S representa um marco na tecnologia agrícola ao oferecer uma combinação imbatível de desempenho, eficiência e durabilidade. É mais do que apenas um equipamento, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da operação”, pontua Mateus Belei, sócio-fundador da Grunner.

Com a rápida aceitação da nova linha ATR S e o avanço das tecnologias voltadas à mecanização agrícola, a Grunner reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. “Estamos prontos para trazer soluções que entregam cada vez mais competitividade, resultados e, principalmente, o olhar do campo para o campo em nosso portfólio, que foi como a Grunner iniciou”, finaliza o sócio-fundador da empresa.