Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e parcerias estratégicas

A Hyundai Motor Company revelou na ACT Expo 2025, em Anaheim (EUA), o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell Classe-8, sinalizando mais um passo firme na consolidação de sua liderança global no setor de veículos movidos a hidrogênio. O evento, que ocorre entre 28 de abril e 1º de maio, serviu como palco para a montadora destacar seus avanços tecnológicos e iniciativas em direção à logística limpa e sustentável.
Ken Ramirez, vice-presidente executivo da Hyundai, reiterou o compromisso da empresa com soluções viáveis e prontas para produção no mundo real. “Estamos redefinindo o futuro da logística limpa com soluções inovadoras que priorizam a segurança, a eficiência e a sustentabilidade”, afirmou. A estratégia é baseada no aproveitamento de tecnologias de ponta, como os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), e em alianças estratégicas que fortalecem tanto a infraestrutura quanto as operações.
O novo XCIENT Fuel Cell foi projetado especialmente para o mercado norte-americano e conta com avanços significativos. Trata-se do primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio produzido em série no mundo. Com um sistema atualizado de célula de combustível de 180 kW e um motor elétrico de 350 kW (2.237 Nm de torque), o modelo oferece autonomia superior a 700 milhas, suportando até 37 toneladas de carga — tudo isso com emissão zero de escapamento.
Entre os destaques técnicos, o caminhão traz:
- Duas pilhas de célula de combustível de 90 kW
- Bateria de 72 kWh
- Dez tanques de hidrogênio com capacidade total de 68 kg
- Painel digital e infoentretenimento de 12,3 polegadas
- Conjunto ADAS completo, incluindo frenagem autônoma, alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo

Na ACT Expo, a Hyundai também celebrou marcos importantes na implantação da mobilidade a hidrogênio. O Projeto NorCAL ZERO, por exemplo, já contabiliza quase 700 mil milhas de operação com 30 unidades do XCIENT Fuel Cell em atividade nos portos de Oakland e Richmond. Já na iniciativa HTWO Logistics, desenvolvida com a GLOVIS America, 21 caminhões a hidrogênio respondem por quase metade da logística da planta HMGMA, na Geórgia.
Outro anúncio relevante foi o lançamento da HTWO Energy Savannah, a primeira estação de recarga de hidrogênio e energia elétrica para caminhões pesados nos EUA, prevista para iniciar operação até o fim de 2025, próxima à fábrica da Hyundai em Savannah.
Com um ecossistema completo — da produção ao abastecimento e operação dos veículos — a Hyundai mostra que não se limita a fabricar caminhões: quer liderar toda a cadeia de valor da mobilidade sustentável. Os visitantes da feira podem conferir de perto o Hyundai XCIENT Fuel Cell e até participar de test drives oferecidos pela marca, experimentando na prática as credenciais do caminhão que representa o futuro do transporte limpo.
Comentários