Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para destacar temas como eletrificação e valorização dos motoristas

Objetivo é alcançar, em junho, o título do Guinness de maior distância dirigindo em marcha à ré com uma composição cavalo mecânico e semirreboque
Foto | Mercedes-Benz – Objetivo é alcançar, em junho, o título do Guinness de maior distância dirigindo em marcha à ré com uma composição cavalo mecânico e semirreboque

A Mercedes-Benz Trucks se prepara para uma façanha inusitada: percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré com seu novo caminhão elétrico de longa distância, o eActros 600, atrelado a um semirreboque. A tentativa de recorde está marcada para o dia 4 de junho, na pista Motorsport Arena Oschersleben, na Saxônia-Anhalt, Alemanha.

O objetivo é ultrapassar a marca atual do Guinness World Records, estabelecida em 2020 nos Estados Unidos com um caminhão a diesel, que percorreu 89 km. A ação também pretende chamar atenção para temas fundamentais no setor de transportes, como eletrificação, segurança nas estradas e a imagem dos motoristas profissionais.

Após a tentativa de recorde na pista fechada, a Mercedes planeja um trecho adicional de 30 km de ré em vias públicas até Halberstadt, sob escolta policial. A chegada será no novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, que será inaugurado oficialmente em 10 de julho.

O top de linha elétrico da Mercedes-Benz permite percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem interrupção
Foto | Mercedes-Benz – O top de linha elétrico da Mercedes-Benz permite percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem interrupção

O responsável por conduzir o eActros 600 é Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas alemãs e entusiasta de caminhões. Ele já estabeleceu um recorde semelhante em 2008, percorrendo 64 km de ré com um caminhão a diesel. Agora, aos 50 anos, busca ir além com um modelo totalmente elétrico.

“Como um apaixonado motorista de caminhão é uma honra para mim tentar estabelecer esse recorde novamente. Guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas os testes até agora foram muito bons”, afirma Hellgrewe.

Segundo a Mercedes-Benz Trucks, a escolha de Hellgrewe para a missão reflete os valores que a empresa quer transmitir.

“Sua ideia de agora percorrer em marcha à ré um veículo totalmente elétrico atesta um espírito pioneiro com o qual nós podemos nos identificar”, destacou Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da montadora.

O executivo aproveitou para reforçar a importância de políticas de incentivo à eletrificação e a valorização dos profissionais do volante.

“A imagem dos motoristas em domínio público é muito importante para nós. Especialmente diante da escassez de profissionais, é essencial que eles recebam o reconhecimento adequado por seu trabalho”, afirmou Müller-Finkeldei.

Viagem recorde começa em rota fechada na cidade de Oschersleben, na Alemanha, seguida de 30 quilômetros em marcha à ré por vias públicas
Foto | Mercedes-Benz – Viagem recorde começa em rota fechada na cidade de Oschersleben, na Alemanha, seguida de 30 quilômetros em marcha à ré por vias públicas

Além do caráter simbólico, o projeto também tem um viés social. A Mercedes-Benz Trucks está apoiando as associações Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e.V., que promovem educação no trânsito para crianças e valorização da profissão de motorista, respectivamente.

Os logotipos das instituições estarão estampados no caminhão e no reboque durante o desafio. A Blicki ainda realizará workshops educativos em Halberstadt, e ambas as entidades receberão apoio financeiro da fabricante.

“Esse projeto é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito entre crianças e famílias”, disse Dirk Hendler, da Blicki e.V.

“A tentativa de recorde fornece uma excelente plataforma para aumentar o apreço pela profissão de motorista”, completou o professor Dirk Engelhardt, da PROFI.