Em 2010, a Volvo lançou o FMX desenvolvido para operações severas
O Volvo FMX chega a marca de dez anos de mercado atuando em condições extremas. Com vocação para o fora de estrada, o caminhão atua nos segmentos de mineração, construção, madeira e cana de açúcar.
VEJA TAMBÉM:
Antes do Volvo FMX, outros modelos da marca já eram considerados referência em algumas operações fora de estrada. Mas em 2010, a partir das sugestões dos operadores, a marca decidiu lançar um caminhão especialmente projetado para as severas condições desse segmento. “O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões. Rapidamente se tornou referência para frotistas e também para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road, no mundo todo”
Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil
Segundo a Volvo, as linhas da primeira geração do FMX foram inspiradas nos equipamentos de construção da marca sueca.
Desde seu lançamento em 2010, o Volvo FMX já contava com pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento. A lista de equipamentos ainda incluía para-choques robustos, protetor de cárter reforçado e barra de proteção frontal, era um caminhão ideal para enfrentar terrenos inóspitos.
Segunda geração chegou em 2014 e recebeu linhas da cabine inspiradas na atualização feita no Volvo FH, naquele mesmo ano. A marca aproveitou a mudança visual e reprojetou vários componentes. Uma nova suspensão aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.
Câmbio automatizado
O Volvo FMX é equipado com a transmissão automatizada I-Shift que para atuar em condições extremas teve componentes mais reforçados para atuar em operações fora de estrada.
A I-Shift do Volvo FMX conta com softwares específicos, ajustados a operação, seja mineração/construção ou cana/florestal. Isso possibilita uma condução melhor mesmo em terrenos acidentados e com topografia acentuada, com alto nível de produtividade e conforto ao motorista.
Atributos técnicos do Volvo FMX
- Caixa de câmbio I-Shift, com opcional de marchas adicionais super-reduzidas.
- Opções de motor de 380 a 540cv de potência.
- Chassis extremamente robusto, com longarina dupla de fora a fora.
- Eixo traseiro com redução nos cubos, carcaça fundida e cardan super-resistente.
- Opções com capacidade máxima de tração (CMT) até 250t (sob consulta).
3 Comments