Chinesa BYD começa testar ônibus autônomo em aeroporto japonês
A fabricante chinesa BYD, que se especializou em soluções de mobilidade elétrica, acaba de concluir os testes de seu ônibus híbrido no Aeroporto de Haneda, em Tóquio. O veículo foi testado no transporte de passageiros em trânsito da companhia All Nippon Airways (ANA), no terminal japonês por 10 dias.
Segundo a BYD, foi o primeiro teste de um ônibus autônomo da marca em ambiente real e não em circuitos laboratoriais. Realizado em conjunto pela ANA, BYD, Boldly e Advanced Smart Mobility, o projeto passou por três rodadas de testes de 2018 a 2020.
Com o resultado positivo, a ANA planeja iniciar as operações do ônibus ainda em 2021. “Além de representar um avanço significativo para os aeroportos, os ônibus autônomos totalmente elétricos resultarão em menos emissões e redução da pegada de carbono nos aeroportos. Estamos otimistas de que esses testes nos darão as informações de que precisamos para continuar a melhorar essas tecnologias e permitirão à ANA manter sua liderança em inovação autônoma”, explica o vice-presidente sênior da ANA, Masaki Yokai.
O modelo K9 da BYD permite transportar até 57 passageiros. A meta da companhia aérea é ter uma frota autônoma até 2025.
Comentários