Volvo FH 2022 e FM 2022 é a nova linha de pesados da marca sueca que trazem tecnologia para dar conforto ao motorista e trazer mais economia de combustível
Por Eduardo Rodrigues
Em fevereiro de 2020 a Volvo apresentou na Europa a reestilização das linhas FH e FM, que junto do novo estilo trouxe um novo interior e várias outras atualizações. O Autos Pesados apurou que essas novidades chegarão ao Brasil no segundo semestre de 2021. Apesar do lançamento já ter um ano, a produção da nova linha Volvo começou na Europa só agora em março, o que coloca o Brasil como um dos primeiros mercados fora do velho continente a receber esses caminhões.
Visual dos novos Volvo FH 2022 e FM 2022
A forma mais fácil de identificar o novo Volvo FH 2022 é pela nova dianteira. Os faróis ganharam novo desenho em formato de “V” e podem ser full-LED. As luzes de seta saíram do conjunto óptico e foram para as portas, o que segundo o fabricante deixa o indicador mais visível. A grade também foi redesenhada e acima dela o emblema da Volvo ficou maior. Os limpadores de para-brisa ganharam desenho mais esbelto. Todas essas mudanças serviram para reduzir o arrasto aerodinâmico do caminhão.
No Volvo FM 2022 as mudanças foram maiores, pois a cabine é inteiramente nova, abandonando a cabine que estreou em 1998. O estilo segue o do FH, com os faróis em “V”, setas nas portas e emblema da Volvo maior. A grade do FM adota um estilo mais simples que a do FH. A nova cabine permitiu um interior mais amplo, conforme veremos adiante.
As novas cabines
Com o foco da Volvo mirado no conforto dos motoristas, a cabine recebeu mudanças mais significativas que o exterior. Em comum entre o FH 2022 e o FM 202 tem painel redesenhado, que conta com um quadro de instrumentos digital com tela de 12 polegadas e uma tela opcional de nove polegadas para a central multimídia.
A alavanca da transmissão automatizada I-Shift foi redesenhada para ficar mais ergonômica e compacta, facilitando o acesso do motorista ao entrar e sair do banco. O painel da dupla recebeu um novo porta-copos e um porta-objetos iluminado. Outro avanço em ergonomia é a nova coluna de direção com maior amplitude de regulagem.
O quadro de instrumentos digital dos Volvo FH 2022 e FM 2022 contam com quatro diferentes modos para o motorista escolher. Podendo escolher entre informações sobre o funcionamento do caminhão, navegação, uma tela sobre os sistemas de auxílio em funcionamento ou uma sobre informações de peso em cada eixo.
A tela da central multimídia vai além das funções de rádio e GPS: quando a seta é ativada mostra imagens da câmera lateral referente e informações do frete. A tela pode ser operada por botões no volante, por comando de voz ou por toques direto na tela. Esse sistema vem pronto para receber atualizações no futuro
O Volvo FM 2022 por estar com uma cabine completamente nova recebeu alguns avanços que o FH já havia recebido em 2012: a nova posição das colunas A rendeu um acréscimo de 1 m³ no volume do interior e permite que entre mais luz na cabine. As janelas ficaram mais baixas para melhorar a visibilidade e a entrada de luz. As maiores vantagens da nova cabine ficaram no leito do FM, a cama agora fica mais alta e o baú sob ela ganhou mais volume. No baú foram acrescentadas divisórias e iluminação em LED. Por ser uma cabine de piso baixo o motorista tem mais dificuldade de sair do banco em direção a cama, a Volvo diz que a nova alavanca de transmissão facilita nessa movimentação. E por fim foram melhorados o isolamento acústico e térmico da cabine do FM.
As novas tecnologias
Os novos Volvo FH 2022 e FM 2022 têm em comum um novo conjunto de recursos tecnológicos focados no conforto do motorista e na economia de combustível. Segundo a Volvo o foco nos motoristas é para ajudá-los a trabalhar com mais eficiência e segurança, além de servir como atrativos para novos motoristas com pouca experiência.
O primeiro destaque nessa área é um novo cruise control para descidas que pode ser acionado separado do cruise control tradicional. No modo de descida o motorista pode determinar uma velocidade máxima para declives e o caminhão evita acelerações. Outra funcionalidade é que o freio não desarma o cruise control quando o modo de descida está ativado.
Já o cruise control adaptativo tradicional foi atualizado e agora pode parar o caminhão caso o veículo a frente pare e retomar o movimento, ajudando em tráfego lento. O cruise control adaptativo conta com um modo preditivo, que usa dados de GPS para prever subidas e descidas. Com essas informações o caminhão já se prepara para reduções de marcha e não perder velocidade nos aclives.
Outra novidade são os primeiros faróis full-LED com facho alto adaptativo em veículos pesados, tecnologia que já é usada em carros de luxo. Uma câmera e um radar na dianteira do caminhão detectam veículos à frente e no sentido oposto, o sistema fica responsável por desligar seções do farol para evitar ofuscamento.
Os novos Volvo FH 2022 e FM 2022 agora vem de série com freios controlados eletronicamente, que veio para dar mais precisão aos novos sistemas de controle de tração e estabilidade que vem de série no caminhão. Na segurança ativa também entra o auxílio para manter na faixa de rolagem, frenagem autônoma de emergência e câmeras laterais. O sistema de leitura de placas foi aprimorado e além de mostrar no painel a velocidade máxima da via, mostra também outros tipos de placas como de ultrapassagem proibida.
Mecânica
Nesse ponto os caminhões nacionais vão divergir dos modelos europeus em alguns aspectos. O motor nacional será adaptado para a nova norma Proconve P8, equivalente à Euro 6 vigente na Europa. As opções de potência devem se manter em 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Não sabemos se junto dessa atualização o FH nacional finalmente receberá o eixo dianteiro com suspensão independente e a transmissão I-Shift de dupla embreagem usadas na Europa desde 2012.
As opções de chassi no Brasil também diferem do modelo Europeu por preferências de nosso mercado e deverão ser mantidas. Mas o modelo europeu também não recebeu novidades no chassi.
Uma novidade do Volvo FH europeu é o pacote I-Save disponível para os motores Euro 6, que traz economia de combustível de até 7%. No modo de economia o caminhão coloca os sistemas de auxílio como o cruise control preditivo e a suspensão a ar em busca da maior eficiência. A revista alemã Trucker testou um FH 460 carregado usando esse sistema e conseguiu uma média de 4,31 km/l com uma velocidade média de 80,35 km/h. A publicação disse que esse resultado é um recorde de economia para a categoria.
Vocês tem certeza que o motor 540 vai para 560?? Pq nem na Europa tem está motorização, acho que tem muita falta de informação nesta matéria, diz que a volvo vai abandonar a cabine desde 1998 ela já abandonou essa cabine desde 2016, não creio que o motor euro 6 não vira para o Brasil ainda, ele usa scr+egr duvido muito.
Meu caro, o motor foi erro de digitação, tanto que está escrito que ele manterá as mesmas faixas de potência atual. A cabine do FM ainda é a antiga, só o FH tem a cabine nova e receberá o facelift.