Mercedes-Benz entrega 70 ônibus para Grupo Comporte

70 ônibus Mercedes-Benz OF 1621 foram adquiridos pelo Grupo Comporte e serão destinados para operações da Viação Piracicaba

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz acaba de concluir a entrega de 70 ônibus. Segundo a marca alemã são 50 unidades do novo ônibus OF 1621 e 20 do chassi O 500 RS. A aquisição foi feita pelo Grupo Comporte e os carros serão destinados para operação da Viação Piracicaba, para transporte de trabalhadores de empresas do ABC Paulista.

“Temos o compromisso de renovar a nossa frota anualmente. Na Mercedes-Benz, encontramos mais segurança e melhor custo operacional para os nossos serviços. Com esses novos ônibus, só em 2021, já renovamos mais de 350 veículos da marca”, afirma Joaquim Constantino, diretor da companhia. “Com uma parceria de longa data, de mais de 50 anos, seguimos mantendo um excelente relacionamento com a Mercedes-Benz”.

VEJA TAMBÉM:

Em 2020, a Mercedes-Benz realizou grandes vendas para o Grupo Comporte. Foram mais de 600 unidades, entre ônibus e vans Sprinter, também destinados para o serviço de fretamento. Numa das entregas ao cliente, em agosto do ano passado, Joaquim Constantino esteve na fábrica de São Bernardo do Campo, onde foi recebido por Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus, e Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus.

“Apesar desse momento desafiador da economia, em função da pandemia, temos grande satisfação em continuar atendendo o Grupo Comporte, que compra veículos da Mercedes-Benz todos os anos”, afirma Walter Barbosa. “Isso comprova que o ônibus segue mantendo a sua importância para a mobilidade urbana e também constatamos a preferência dos clientes pela nossa marca, que está preocupada em ouvir e atender suas demandas de ampliação de frota”.

OF 1621

A Mercedes-Benz desenvolveu o OF 1621 especificamente para fretamento contínuo, como aqueles de transporte de funcionários para empresas e indústrias. Esse recente modelo do portfólio da marca, com PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv, pode receber carroçaria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e conforto de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

A solução encontrada pela Mercedes-Benz com o OF 1621 chegou a um modelo com balanços dianteiro e traseiro curtos, mantendo o entreeixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA de 25 litros, baterias, sistema pós-tratamento dos gases de escape, preparação para ar condicionado e outros itens de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.

“Dessa forma, o OF 1621 diminui os retrabalhos e já sai pronto da nossa fábrica para receber carrocerias para fretamento de forma rápida e fácil e, consequentemente, com menor custo do ônibus completo, atendendo ao que os clientes nos pediram. Assim, entregamos um produto com bom custo de aquisição e o melhor custo/benefício do mercado para fretamento contínuo”, diz Walter Barbosa. 

Liderança

Ao final do primeiro quadrimestre deste ano, o segmento de fretamento segue aquecido no Brasil. Foram mais de 640 ônibus emplacados para essa finalidade, mais do que o dobro em relação às mais de 290 unidades do mesmo período do ano passado. Isso se deve ao fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à Covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo o distanciamento dos funcionários.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus para fretamento no país. No acumulado de janeiro a abril de 2021 foram emplacadas 376 unidades, mais do que o dobro das 145 unidades durante o mesmo período de 2020. Isso representa 59% de participação da marca no segmento de fretamento.