E-commerce DAF Webshop impulsiona estratégias de crescimento e avanço tecnológico no mercado de pós-venda automotivo
A PACCAR Parts, referência no setor de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, alcançou um marco expressivo em 2024, superando R$ 240 milhões em vendas de peças por meio de sua plataforma digital, o DAF Webshop. Desde o lançamento, em 2020, a ferramenta se consolidou como um canal essencial para a companhia no Brasil, oferecendo um portfólio com mais de 30 mil itens das linhas DAF e TRP Multimarcas.
“Esta é uma grande celebração para a PACCAR Parts. O e-commerce foi fundamental no fortalecimento da companhia no mercado brasileiro, especialmente durante esse período de transformação digital. Desenhamos estratégias que foram assertivas, mantendo o investimento constante na plataforma para entregar uma experiência completa ao cliente. Temos um catálogo de produtos de fácil acesso, que possibilita uma compra mais personalizada em poucos cliques, e podemos falar que os produtos da PACCAR Parts estão em todo o Brasil e o DAF Webshop ajudou nessa expansão geográfica”, afirma Antenor Frasson, Diretor Geral PACCAR Parts América Latina.
O DAF Webshop não apenas ampliou as vendas digitais, mas também otimizou os processos internos da PACCAR Parts. Integrada aos Centros de Distribuição da empresa e à rede de concessionárias DAF, a plataforma utiliza inteligência artificial para automação de tarefas e aprimoramento operacional. A automação permite maior agilidade na entrega das peças, sem abrir mão do atendimento humano.
“Priorizamos o atendimento rápido para garantir a satisfação dos nossos clientes, e o investimento em tecnologias avançadas e capacitação da equipe ampliam essa nossa disponibilidade”, comenta Orli Tafner, Gerente de Marketing Services da PACCAR Parts. “Também contamos com o PARTS SCAN, que, por meio de Inteligência Artificial, agiliza a busca por itens do catálogo. Com uma foto do código da peça, da caixa do produto ou até mesmo uma anotação em uma folha de papel, nossos clientes obtêm todas as informações técnicas do produto, incluindo estoque, preço e aplicação. Esta é uma tecnologia exclusiva da PACCAR, demonstrando o vanguardismo da companhia em oferecer soluções inovadoras para o mercado automotivo”, completa.
Para assegurar a eficiência na entrega, a PACCAR Parts utiliza um sistema integrado de gerenciamento de armazém, conhecido como MDI. A tecnologia permite controle rigoroso de estoque, rastreamento de pedidos e otimização de rotas. Além disso, concessionárias DAF e lojas TRP funcionam como centros de distribuição regionais, garantindo agilidade na retirada ou envio dos itens adquiridos.
“Nosso objetivo é manter o crescimento e a oferta de diversos produtos para o mercado. Vamos investir em novas tecnologias dentro da plataforma DAF Webshop, como os meios de pagamentos online, e em soluções inovadoras para o Pós-Venda DAF. A plataforma disponibiliza ao consumidor informações técnicas de peças e serviços específicos para cada chassi DAF, além de peças multimarcas TRP para aplicação em várias marcas e modelos de caminhões. Desta forma, facilitamos o dia a dia dos nossos clientes, colocando várias soluções em um só lugar e transformando a experiência integrada com on e off em um processo ágil e inovador no segmento de linha pesada”, finaliza Frasson.
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