FPT Industrial mostra motor a gás para ônibus na Lat.Bus 2022

Motor FPT N60 CNG é 100% alimentado por GNV, GNL ou Biometano e de acordo com a FPT Industrial a economia de combustível pode chegar até 40% frente ao diesel

Ônibus equipado com motor FPT Cursor 13 CNG
Foto | FPT Industrial/Divulgação – O motor FPT N60 CNG tem 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm

A FPT Industrial apresenta na Lat.Bus 2022 o motor FPT Cursor 13 Gás Natural para uso em ônibus. O modelo exposto no estande da IVECO, no São Paulo Expo, de 9 a 11 de agosto, é alimentado 100% por GNV, GNL ou Biometano, com a tecnologia de injeção MPI – Multipoint e combustão estequiométrica, garantindo o melhor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores.

Sua confiabilidade, robustez e alta tecnologia proporcionam uma economia de combustível de até 40% na comparação com o diesel.

VEJA TAMBÉM:

A Série NEF é a solução de motor mais compacta, eficiente e econômica na categoria de caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas. Com 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm, o FPT N60 CNG oferece uma sustentabilidade inigualável. O gás natural é o combustível mais ecológico para motores de combustão interna, capaz de trazer vantagens ambientais significativas, como melhora da qualidade do ar, reduzindo significativamente as emissões de CO2, além de baixar consideravelmente o ruído do motor.

A energia do futuro, associada ao uso de combustíveis como o gás natural, apresenta como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e considerável reduções de emissões, privilegiando o uso consciente dos recursos naturais

Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial 

Com a nova motorização, o frotista brasileiro tem uma opção competitiva para aplicações de transporte urbano, fretamento e rodoviário de curtas distâncias, maximizando as receitas com o baixo custo de operação do gás natural.

Os motores a gás da FPT Industrial são criteriosamente desenvolvidos e validados para operar com esses combustíveis, equiparando-se a um motor diesel de mesmo porte – conceito chamado de Diesel Like. A combustão estequiométrica garante a redução de consumo de combustível e de ruído em comparação com o diesel.

Ônibus equipado com motor FPT Cursor 13 CNG
Foto | FPT Industrial/Divulgação – Série NEF é a solução de motor mais compacta, eficiente e econômica na categoria de caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas

A FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente. Seus motores a gás são amplamente utilizados no transporte por ônibus em países como Espanha, Itália, Holanda, China e Israel. Somente na América do Sul existem cerca de 1 mil ônibus a gás movidos por motores da marca, em países como Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina.

A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos desde 2001, utilizados em mais de 1.800 aplicações.

Ficha técnica FPT N60 CNG

  • Cilindrada: 5.9L
  • Potência [hp/kW]: 204/150 @ 2.700 rpm
  • Torque [Nm]: 750 @ 1.400 rpm
  • Número de cilindros: 6
  • Número de válvulas por cilindro: 2
  • Aspiração: Turbo Compressor WG
  • Sistema de Injeção: MPI (Multi Point Injection)
  • Diâmetro por curso [mm]: 102 x 120
  • Dimensões (C x L x A) [mm]: 1095 x 726 x 857