Caminhões

Free Flow proporciona economia e ganho de tempo

Empresas com frotas de leves e pesados terão economia de R$ 5,00 por caminhão em cada praça com sistema de pedágio sem cancela

Foto | CCR/Divulgação – Os clientes Sem Parar não precisarão fazer nenhuma mudança, nem trocar as tags

O Free Flow, primeiro sistema de pedágio em cancelas do Brasil, já está em operação em três pontos da BR 101. Eles ficam na Rio-Santos na cidade de Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguai (km 414).

O Free Flow terá impacto positivo para as empresas com frotas leves e pesadas que utilizam tags. Além de permitir uma viagem sem interrupções ou passagens por cabines de pedágio (automáticas ou não), também proporciona às empresas economia com combustível, pedágio e tempo de viagem.

O Free Flow, sistema eletrônico de identificação e cobrança de tarifa de pedágio com valores proporcionais aos quilômetros rodados, sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária CCR Rio/SP.

O sistema de pagamentos automáticos Sem Parar Empresas indica que um caminhão pode economizar cerca de 800 mililitros de diesel, o equivalente a R$ 5,00, ao passar por um pórtico Free Flow, considerando que não é necessário fazer paradas nem reduzir a velocidade, seguindo apenas o limite da via, de 80KM/h.

Há ainda uma economia relacionada ao desgaste menor das peças do veículo, uma vez que não é necessário usar o freio, nem fazer a troca de marchas para alcançar novamente a velocidade permitida pela rodovia. “Além da economia com combustível e da fluidez de tráfego, com o sistema Free Flow a empresa otimiza a vida útil das peças do veículo”, comenta Max Guimer, diretor de Marketing e Produtos da Sem Parar Empresas.  “Se com o uso da Tag Sem Parar a redução no tempo de passagem pela praça de pedágio é de 60%, comparado ao pagamento manual nas cabines, com esse novo sistema a economia de tempo é de 100%”, destaca Max.

Além dessas vantagens, qualquer tipo de veículo que usa a Tag Sem Parar, ao passar pelo Free Flow, tem desconto de 5% na tarifa de pedágio e pode acumular até 70% de desconto em passagens frequentes, no caso de veículos leves.

Os clientes Sem Parar não precisarão fazer nenhuma mudança, nem trocar as tags. Os veículos serão identificados e tarifados pela concessionária, após a passagem pelos pórticos de controle e a cobrança será feita automaticamente na fatura do cliente. Motoristas que não disponham de tags de pagamento automático de pedágio deverão acessar os canais da concessionária para quitar os débitos de forma manual. O não pagamento pode gerar multas e penalidades.

Redação

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

5 dias ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

2 semanas ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

2 semanas ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

2 semanas ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

2 semanas ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

3 semanas ago