Modelo de carga movido a hidrogênio alcançou a quilometragem operando na Suíça
Os caminhões XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company, movidos a hidrogênio, alcançaram recentemente uma marca significativa ao ultrapassar a distância de condução acumulada de 10 milhões de quilômetros em operação na Suíça. Esse feito destaca a confiabilidade da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio em nível global.
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A conquista foi realizada em três anos e oito meses desde o início das operações dos caminhões XCIENT Fuel Cell na Suíça, em outubro de 2020. Este marco representa um avanço importante para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série, com o modelo superando a impressionante distância de 10 milhões de quilômetros.
Atualmente, 48 caminhões XCIENT Fuel Cell estão em operação na Suíça. Cada caminhão é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, resultando em uma potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.
Comparado com uma frota de caminhões a diesel, que emitiriam cerca de 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer a mesma distância, os caminhões XCIENT Fuel Cell oferecem uma redução significativa nas emissões de gases poluentes. “Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou a criação de um pinhal com extensão de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).”
Todos os caminhões XCIENT Fuel Cell em operação na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção. Isso contribui para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio ambientalmente amigável na Europa.
Além de marcar um avanço tecnológico, o recorde também é significativo para o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. A Hyundai analisa os dados dos veículos, como quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho das células de combustível, para aprimorar continuamente essa tecnologia e aplicá-la em diversos tipos de veículos.
A Hyundai Motor não apenas fornece caminhões XCIENT Fuel Cell na Suíça, mas também participa ativamente da criação de um ecossistema comercial de hidrogênio, englobando toda a cadeia de valor, desde a produção até o consumo de hidrogênio.
Na CES 2024, a Hyundai Motor anunciou a expansão de sua divisão de hidrogênio, a HTWO. Criada em 2020 como marca para o sistema de célula de combustível de hidrogênio, a HTWO agora integra todos os negócios da cadeia de valor do hidrogênio para o Grupo Hyundai – da produção ao armazenamento, transporte e utilização. “Esse movimento deve acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio.”
Em maio, a Hyundai apresentou sua visão de hidrogênio e estratégia de negócios de logística limpa nos EUA, durante a Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, destacando o compromisso da empresa com a construção de uma sociedade baseada no hidrogênio.
Como parte dos principais projetos de logística de hidrogênio nos EUA, a Hyundai Motor implementou o Projeto NorCAL ZERO, que envolveu a implantação de 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para transporte de contêineres de carga e veículos. Além disso, o “Projeto de Logística Limpa” visa reduzir as emissões por meio da implantação desses caminhões na unidade de produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.
Reconhecidos por sua confiabilidade e compatibilidade ambiental, os caminhões XCIENT Fuel Cell operam atualmente em 10 países: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
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