IVECO Hi-Way NG é o primeiro caminhão Brasil Natural Power. Ele é movido por um motor FPT Cursor 13 de 460 cv de potência
Fruto de um investimento de R$ 60 milhões, o programa Brasil Natural Power da IVECO, apresenta o primeiro caminhão da marca no Brasil movido a gás natural e biometano. O IVECO Hi-Way NG terá 20 unidades testadas em condições reais que serão monitoradas até 2023 pela engenharia da marca.
VEJA TAMBÉM:
- FIAT SCUDO 2023 CHEGA EM AGOSTO EM VERSÕES DIESEL E ELÉTRICA
- SCANIA LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DE 65 ANOS DE BRASIL
- IVECO ABRE 250 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA A FÁBRICA DE SETE LAGOAS
- VOLVO CE TESTA CAMINHÃO ARTICULADO MOVIDO A HIDROGÊNIO
O IVECO Hi-Way NG 6X2 600S46Té equipado com um motor FPT Cursor 13 de 460 cv. As 20 unidades serão avaliadas em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.
Foram cerca de 70 mil horas de desenvolvimento dos caminhões que participaram do programa Brasil Natural Power. A IVECO afirma que os modelos contam com a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.
Segundo a IVECO, mais que agenda institucional, o ESG se tornou o norte para empresas de diferentes segmentos atuarem com mais ênfase em temas ambientais, sociais e de governança. No setor de transportes, a abordagem ganha ainda mais importância, em função da utilização de combustíveis fósseis nos veículos. Mas a mudança está a caminho. Nesse sentido, a IVECO utiliza a expertise global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.
O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a IVECO realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A IVECO não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes
Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina
IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2
Os principais destaques do caminhão são:
- Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
- Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
- Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
- Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
- Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.
Ficha técnica:
Motor FPT Industrial Cursor 13
- Potência 460 hp @ 1900 rpm
- Torque 2000 Nm
- Torque constante 1100 a 1600 rpm
- Cilindrada 12900 cc
- Configuração 6 Cilindros em linea
- Combustível Gás Natural/Biometano
- Taxa de Compressão 12:1
- Normativa emissões Euro VI
- Entre Eixo 3200/3500 mm
- PBTC 53000 kg
- CMT 60000 kg
- Tara (GNC) 9450/9500 kg
- Capacidade 960 L (EE3500)/800L(EE3200)
- Configuração Sistema (CNG) (4 x 120L + 4 x 120L)
- 800L
- (4 x 100L + 4 x 100L)
- Autonomia* Até 550km/400km
- Configuração de eixos 6×2
- Eixo traseiro MS 18X Meritor
- CMT Legal 53.000 kg
- Relação diferencial 3.08
- Pneumático 295/80R22.5
- Rodas Aluminio
- Suspensão Dianteira 8000/6000 kg
- Suspensão Traseira Metálica 22.000 kg
- Caixa de câmbio ZF Traxon 12 TX 2621TD
- Marchas 12 +2r
- 1era 16.6
- 12 1
- 1c –
- Tipo Direct Drive
- Controle Automatizado
- Eco Roll SI
1 Comment