Caminhão elétrico JAC E-JT 12,5 tem capacidade de carga para 8,6 toneladas. Modelo tem motor com 235 cv 107 Kgfm de torque. Preço sugerido é de R$ 699.990
A chinesa JAC Motors amplia sua oferta de modelos comerciais elétricos com o lançamento do caminhão médio E-JT 12,5. Segundo a marca, dependendo da carga e do perfil do uso, o modelo tem autonomia entre 150 quilômetros. O preço sugerido do modelo é de R$ 699.990.
VEJA TAMBÉM:
- FIAT SCUDO 2023 CHEGA EM AGOSTO EM VERSÕES DIESEL E ELÉTRICA
- SCANIA LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DE 65 ANOS DE BRASIL
- IVECO ABRE 250 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA A FÁBRICA DE SETE LAGOAS
- VOLVO CE TESTA CAMINHÃO ARTICULADO MOVIDO A HIDROGÊNIO
De acordo com a JAC, a ideia de comercialização do caminhão surgiu de um pedido dos próprios clientes que já tinham comprado o iEV1200T e, satisfeitos com seu rendimento, solicitaram à JAC uma opção de caminhão 100% elétrico com PBT maior. Assim, o E-JT 12,5 conta com capacidade de carga para 8,5 toneladas.
Se o JAC E-JT 12,5 estiver com carga máxima de 8,6 toneladas sua autonomia é de 150 quilômetros, com 70% de carga ela pula para 180 quilômetros. Nas contas do fabricante, considerando a carga total, o caminhão elétrico terá carga completa da bateria com custo final de R$ 69,55, considerando o custo médio de R$ 0,65 por kWh no Estado de São Paulo. Isso dá R$ 0,46 por km rodado.
Recargas rápidas
Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador tipo wallbox (corrente AC), que libera 7 kWh, o E-JT 12,5 precisará de 13 horas para reaver os 100% de carga. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação de 20-100% será realizada em 55 minutos, durante, por exemplo, a hora do almoço do motorista.
O JAC E-JT 12,6 foi desenvolvido para serviços de distribuição de cargas médias em curtas distâncias urbanas, como bebidas (o implemento acomoda 6 paletes), combustíveis ou baú para carga seca, o JAC E-JT 12,5 é sinônimo de sustentabilidade e, por sua natureza amigável, serve simultaneamente para melhorar a imagem das empresas de transporte, sem contar o que aprimora o trabalho do condutor. Como é confortável e fácil dirigi-lo! Nada de câmbio, pedal de embreagem, ruídos, trancos ou demais incômodos que todo caminhoneiro está acostumado: o modelo 100% elétrico da JAC só possui acelerador e freio. E é totalmente silencioso.
Entre os itens de série do JAC E-JT 12,5 estão airbag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC). O modelo também vem com Auto Hold (imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão e uma infinidade de itens de conforto: ar-condicionado digital, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL (luzes com LED diurno), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, que já vem com pacote Google e garante espelhamento de celular.
Motor
O JAC Motors E-JT 12,5 tem bateria de 107 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias). O motor elétrico rende 235 cv de potência e torque máximo de 107 kgfm. Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio de duas marchas com acionamento automático. A primeira marcha auxilia para tirá-lo da imobilidade, com redução de 2,77:1. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica, pois o motor teria torque para impulsioná-lo. Próximo ao 30 km/h, a segunda marcha, que é engrenada automaticamente e oferece relação de 1:1, entra em ação.
Comentários