Foto | Pablo Vaz/Volvo/Divulgação - Volvo VM 290
Até o final de abril, os condutores das categorias C, D e E têm a oportunidade de evitar multas e pontos na CNH
O prazo final para a regularização do exame toxicológico está se aproximando, e mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não cumpriram essa exigência em todo o Brasil, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O prazo para o primeiro grupo de condutores dessas categorias, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, expirou em 31 de março.
VEJA TAMBÉM:
Agora, se esses motoristas não realizarem o teste até 30 de abril, estarão sujeitos a multas aplicadas diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme estabelece o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do prazo estipulado constitui infração gravíssima, acarretando em multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
O Senatran ressalta que os sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal serão responsáveis por monitorar o cumprimento dos prazos, podendo aplicar as penalidades após o término do período adicional. Além disso, o órgão tem realizado campanhas educativas e enviado alertas através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para orientar os condutores a realizarem o exame dentro do prazo estabelecido.
Veja como verificar ser seu exame toxicológico está em dia:
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.