[Vídeo] Mercedes-Benz Atron 1635, o último caminhão “bicudo” do Brasil, deixa de ser fabricado em SBC

Mercedses-Benz Atron 1635
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz Atron 1635 deixou de ser fabricado em meados de junho no Brasil. Caminhão extrapesado será substituído pelo Axor
Último Mercedes-Benz Atron 1635 deixa linha de produção em São Bernardo do Campo (SP)

Uma história de 31 anos chega ao fim com encerramento da produção do Mercedes-Benz Atron 1635 na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). A saída do extrapesado marca o fim de uma era do caminhões “bicudos” no Brasil. Atron 1635 será substituído por modelos da gama Axor.

Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o Atron conclui sua missão, o extrapesado é último representante de uma geração de caminhões com cabina semiavançada lançada há 31 anos e que deu um salto de qualidade, modernidade e eficiência no mercado brasileiro.

Mercedes-Benz Atron
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O fim de produção do Atron 1635 foi anunciado na Fenatran de 2019. Segundo a Mercedes-Benz, o fim de linha é processo natural de evolução tecnológica de sua linha de caminhões.

Cabina semiavançada

A história do caminhão “bicudo” ou modelos com cabina semiavançada começou a ser comercializada no Brasil em 1989, com os médios L 1214 e L 1218 e os semipesados L 1414, L 1418 e L 1618. Um ano depois, vieram os extrapesados LS 1935 e LS 1941 e vários outros modelos. Em 2012, o caminhão foi rebatizado para Atron.

Mercedes-Benz L 1622
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O Mercedes-Benz Atron 1635 foi lançado em fevereiro de 2012 e até maio de 2020 foram comercializadas mais de 4.200 unidades em todo o país. A região Sudeste é que mais emplacou o extrapesado com mais de 2.750 unidades comercializadas no período. Minas Gerais é o estado campeão emplacando mais de 1.500 Atron no período, São Paulo vem em segundo lugar com 650 unidades vendidas desde 2012.

Atron 1635
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

“O Atron 1635 ganhou ampla aceitação no mercado por sua versatilidade em aplicações como basculante, graneleiro, prancha carrega tudo, porta-contêiner, tanque de combustível, produtos químicos, GLP e outros”, diz Leoncini. “Em Minas Gerais, por exemplo, é o preferido dos caçambeiros, daí o expressivo volume histórico de emplacamentos no Estado. A substituição do Atron pelo Axor também reforça o compromisso ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os Sotaques’. Vamos seguir trabalhando para sempre oferecer novas soluções e vantagens para quem transporta, seja o autônomo, o motorista e o frotista”.

Mercedses-Benz Axor
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Sai Atron, entra Axor

Com o fim de produção do Atron 1635, a Mercedes-Benz elegeu o Axor para atuar no segmento de extrapesado com os cavalos Axor 2036 4×2 e 2536 6×2. O fabricante também acaba de lançar novas versões desses mesmos modelos, que asseguram ainda mais robustez para aplicações típicas do Atron.

Segundo a Mercedes-Benz, o Axor oferece mais força e capacidade de carga aos transportadores, mantendo, ao mesmo tempo, atributos amplamente reconhecidos do Atron, como robustez e resistência. O caminhão também irá manter aquilo que os clientes já conhecem e aprovaram no Atron 1635, agregando ainda mais valor em qualidade, desempenho, economia, conforto e tecnologia. “Temos certeza que os clientes logo perceberão esses ganhos, como aconteceu com o Atego em lugar de outros Atron desde 2016”, afirma Leoncini.

Mercedses-Benz Axor
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Axor 2036 e 2536

Os extrapesados Axor 2036 4×2 e 2536 6×2 terão a missão de substituir o Atron 1635. A Mercedes-Benz afirma que eles trazem mais vantagens em desempenho e capacidade de carga para os clientes. A começar pela força do motor OM 457 LA de 360 cv de potência (15 cavalos a mais), com 1.850 Nm de torque a 1.100 rpm (400 Nm a mais). A capacidade máxima de tração (CMT) do Axor é de até 80.000 kg (30.000 kg a mais). O terceiro eixo de fábrica do Axor 2536 6×2 permite plenamente as configurações de semirreboques até 53 ton de PBTC (peso bruto total combinado).

16 marchas

Ambos são equipados com a mesma caixa de 16 marchas do Atron. O destaque é que recebe o câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, que oferece mais conforto ao motorista e otimiza o consumo de combustível, reduzindo o custo operacional e aumentando a rentabilidade para o cliente.

Versões

Os Mercedes-Benz Axor 2036 3 2536 contam com as versões 4×2 e 6×2, cabina Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto. Entre os itens de série estão o ar-condicionado, climatizador, câmbio automatizado e disponibilidade de eixos traseiros com ou sem redução nos cubos, o Axor atenderá com vantagens as mais variadas aplicações dos clientes do Atron. Além de assegurar a robustez e resistência típicas do Atron, os caminhões Axor oferecem mais benefícios, como o eixo dianteiro para 6 toneladas que atende à Lei da Balança.

Versões customizadas

Para atender a demandas específicas dos compradores do Atron 1635, a Mercedes-Benz criou uma nova versão básica com cabina Leito Teto Baixo, banco pneumático standard, revestimento de vinil para o interior da cabina e para os bancos, preparação para instalação de rádio/toca CD, câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, eixo traseiro HL-7 com redução nos cubos, relação de eixo traseiro i=4,14 e bloqueio transversal de diferencial.

O Centro de Customização, criou o “kit para-choque fora de estrada”, com para-choque em aço, estribo articulado, grade dos faróis, barra e protetor do cárter do motor. Esses elementos deixam o caminhão mais robusto e resistente a impactos decorrentes de operações em vias não pavimentadas e solos irregulares.

“Essa flexibilidade de configurações do caminhão reforça o posicionamento do Axor como o caminhão extrapesado de melhor custo/benefício do mercado, atendendo às necessidades dos clientes do nosso Atron”, conclui Leoncini.

60 inovações

A linha Axor foi a que mais evoluiu nos últimos anos recebendo mais de 60 inovações introduzidas em seus modelos on e off-road. Os clientes ganharam em economia (freio a tambor e piloto automático inteligente), conforto para o motorista (suspensão pneumática da cabina, novo posto de trabalho com nova geração de bancos e nova cama e túnel interno da cabina rebaixado) e força (motor com mais torque, 2ª geração de câmbios automatizados e novos sistemas de segurança: ABS+ASR+EBD).

Destaques

A Mercedes-Benz destaca na linha Axor o túnel do motor rebaixado, banco pneumático para o motorista, volante multifuncional, tacógrafo digital, freio a tambor para operações mistas, eixos sem redução nos cubos, câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários, distribuição da força de frenagem (EBD), sistema de controle de tração (ASR), freio ABS, retarder (opcional), auxílio de partida em rampa (HSA), ar condicionado e climatizador, além de outros itens.

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