Centro de customização de caminhões foi inaugurado em agosto de 2024 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
A Mercedes-Benz do Brasil comemorou, em outubro de 2024, a marca histórica de 15 mil caminhões customizados vendidos. O marco foi atingido em um período de nove anos, desde o início das operações do Custom Tailored Center (CTC) em agosto de 2015. Localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o centro é responsável por adaptações específicas para atender às necessidades dos clientes.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o resultado representa uma média de 1.666 unidades customizadas por ano. “Do total, 11.500 caminhões foram vendidos no mercado interno e 3.500 exportados. Desses, metade foi destinada à América Latina e a outra metade a outros continentes”, explica.
Modelo de negócio integrado
O processo de customização envolve áreas como Marketing, Engenharia, Produção e Logística, que trabalham em sinergia sob o conceito One Team, prática global da Daimler Truck. “O CTC permite que o cliente receba o veículo customizado direto da fábrica, com suporte especializado, garantia e assistência técnica. Isso elimina a necessidade de adequações por terceiros”, ressalta Ferrarez.
A customização atende desde adaptações pontuais até demandas complexas. Exemplos incluem alterações em tanques de combustível, redução de tara, e configurações específicas para setores como mineração, canavieiro e construção civil. Algumas dessas soluções se tornam itens de série, como o Pacote Robustez, criado originalmente para o modelo Atego.
Destaques do portfólio
Entre as inovações recentes estão:
Actros Evolution “Estrela Delas”: Com foco na inclusão e valorização de caminhoneiras, o modelo da linha 2025 oferece itens como vaso sanitário na cabine, ducha higiênica, TV integrada e geladeira opcional.
Arocs 4051 8×4: Voltado para o setor madeireiro, o modelo sucede o Axor com cabine leito, escape vertical e kits de proteção, atendendo operações de longa distância.
Atego 1719 Full Air: Equipado com suspensão pneumática nos dois eixos, o caminhão é ideal para cargas sensíveis, como bebidas, em áreas urbanas com pavimento irregular.
Axor com direção semiautônoma: A smart machine Axor 3131 é o primeiro modelo da marca com tecnologia de direção autônoma, utilizado em operações agrícolas no Brasil.
Inovação e flexibilidade
O CTC também personaliza veículos para atender demandas específicas, como kits para mineração e construção civil, além de soluções que aumentam a autonomia ou reduzem o peso do caminhão. “Ouvimos as necessidades de cada cliente e entregamos a solução ideal. Nosso mantra é claro: ‘As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve’”, conclui Ferrarez.
Com esse modelo de negócios, a Mercedes-Benz consolida sua liderança em inovação e qualidade no segmento de veículos comerciais, reafirmando o compromisso com a personalização e eficiência no transporte.
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