eActros 600 percorre quase 125 milhas de ré e conquista título do Guinness World Records na Alemanha

A Mercedes-Benz Trucks conquistou, no último dia 4 de junho, um novo título do Guinness World Records™ com o eActros 600, seu caminhão elétrico de longa distância. O modelo percorreu 124,7 milhas (cerca de 200,7 km) em marcha à ré, superando com folga o recorde anterior, de 89 km, registrado em 2020 nos EUA por um caminhão a diesel.
A façanha aconteceu na pista da Motorsport Arena, em Oschersleben, estado da Saxônia-Anhalt, Alemanha, e durou 6 horas e 22 minutos, com velocidade média de 20 km/h. O trajeto desafiador contou com 14 curvas fechadas típicas de circuitos para carros, mas ofereceu maior previsibilidade do que as rodovias públicas.
Além do recorde na pista, a Mercedes-Benz realizou um trajeto adicional de 30 milhas de marcha à ré em vias públicas, encerrando no futuro Centro Global de Peças da Daimler Truck, também na Saxônia-Anhalt. A nova unidade logística será inaugurada oficialmente em 10 de julho e terá papel central na distribuição mundial de peças para caminhões da marca.
O responsável pela condução foi Marco Hellgrewe, 50 anos, membro das Forças Armadas Alemãs e entusiasta do setor de transportes. Ele também utilizou seu próprio eActros 600 para o desafio. “Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde de volta para a Alemanha com a Mercedes-Benz Trucks, especialmente por ser a primeira vez com um caminhão totalmente elétrico”, declarou Hellgrewe.

A iniciativa, apoiada pela associação PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e pela Blicki e.V., teve como objetivo chamar a atenção para temas importantes no setor de transportes, como eletrificação, segurança viária e valorização dos motoristas profissionais. “Essa jornada exigiu concentração extrema. Os sistemas de assistência do eActros 600 foram essenciais. A MirrorCam e outros recursos tornaram a condução reversa mais segura e eficiente”, acrescentou Hellgrewe.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, celebrou a conquista: “Parabenizamos Marco Hellgrewe por sua impressionante conquista. Este recorde reforça nosso compromisso com a mobilidade sustentável e com a valorização dos motoristas, figuras essenciais na logística moderna.”
Produzido na fábrica de Wörth desde novembro de 2024, o eActros 600 já é considerado o carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks no segmento elétrico. Premiado como “Caminhão Internacional do Ano 2025” pela International Truck of the Year (IToY), o modelo é equipado com três baterias de 207 kWh, totalizando 621 kWh com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), e possui autonomia realista de até 500 milhas (cerca de 800 km) com carga total de 40 toneladas.
O projeto técnico permite uma carga útil de 22 toneladas e uma durabilidade estimada em 1,2 milhão de quilômetros em dez anos, mantendo mais de 80% da integridade da bateria. O eActros 600 já passou por testes rigorosos em diferentes climas e rotas durante as iniciativas “European Testing Tour 2024” e “Winter Tour 2025”.
Embora o eActros 600 esteja pronto para rodar longas distâncias, o avanço da infraestrutura de recarga segue como um dos principais obstáculos. Atualmente, a Europa conta com menos de 1.000 pontos para caminhões pesados. Para acelerar esse processo, a Daimler Truck anunciou em março de 2025 a criação de sua própria rede semipública de recarga rápida, com mais de 3.000 pontos previstos até 2030.
Paralelamente, a joint venture Milence – formada pela Daimler Truck, GRUPO TRATON e GRUPO Volvo – trabalha na instalação de 1.700 pontos públicos de recarga até 2027.
O novo Centro Global de Peças em Halberstadt, que ocupa 270.000 m², será o coração da logística de reposição da Mercedes-Benz Trucks, abastecendo 20 centros regionais no mundo. Ele faz parte de uma estrutura de três níveis que contempla Europa, Oriente Médio, América Latina e Ásia.
A Mercedes-Benz Trucks também destaca seu pacote tecnológico de segurança, incluindo os sistemas Active Brake Assist 6, Sideguard Assist 2, Front Guard Assist, Drive Assist 3, Traffic Sign Assist e Attention Assist. O sistema MirrorCam, crucial para a conquista do recorde, permite melhor visibilidade em manobras complexas, inclusive com imagens anguladas e projeções de distância.
“Com essas tecnologias, queremos tornar o transporte rodoviário mais seguro, eficiente e sustentável – não só para os motoristas, mas para toda a sociedade”, concluiu Müller-Finkeldei.
Comentários