Mercedes-Benz eActros com PBT de 40 toneladas entra em operação na Alemanha

Caminhão elétrico, o Mercedes-Benz eActros com reboque e PBT total de 40 toneladas já rodou mais de 70.000 quilômetros foram rodados em mais de 7.000 viagens

Mercedes-Benz eActros
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – O Mercedes-Benz eActros começou a ser avaliado em 2019 e desde então já rodou mais de 70.000 quilômetros

Em nova fase de testes reais, a Mercedes-Benz roda com o caminhão elétrico eActros com um composição com reboque com um peso total de 40 toneladas. O modelo está em operação na Logistik Schmitt no norte da Floresta Negra, na Alemanha. Segundo a marca alemã, ele foi entregue à empresa para testes de resistência.

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O Mercedes-Benz eActros começou a ser avaliado em 2019 e desde então já rodou mais de 70.000 quilômetros em mais de 7.000 viagens. Na operação, o caminhão elétrico transporta caixas de transmissão e componentes de eixos para as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau como parte de um cronograma de três turnos, que cobre até 300 km diários no processo.

Steffen Maier, Chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks: “Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019. Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria no norte da Floresta Negra”.

De acordo com a legislação, para tracionar reboques acima de 10 toneladas, os cavalos mecânicos de composições pesadas de caminhão e reboque devem apresentar um sistema de frenagem contínua. No eActros, esse sistema de freio contínuo é fornecido por um freio de reboque (High Power Brake Resistor, ou HPR, para abreviar – freio de alta potência, em português) para veículos elétricos à bateria. Na Logistik Schmitt, o eActros 300 (6×2), projetado para operação com reboque, vem equipado com um acoplamento de reboque de eixo central Rockinger. O reboque que acompanha é um reboque de eixo central com carroceria baú de cortina lateral Junge. Com comprimento interno de 7.280 mm, ele ostenta um peso bruto permitido de 18 toneladas.

Mercedes-Benz eActros
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Na operação, o caminhão elétrico transporta caixas de transmissão e componentes de eixos para as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau

As baterias do eActros são compostas por três (eActros 300) ou quatro conjuntos de baterias (eActros 400), cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh[1] e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh[2]. Com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros[3]. A peça central tecnológica é a unidade de acionamento – um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Ambos os motores refrigerados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, bem como um desempenho máximo de 400 kW. Além disso, ao dirigir de maneira defensiva, a energia elétrica pode ser obtida por meio de recuperação. A energia adquirida durante a frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para a condução. O eActros pode ser carregado com até 160 kW: três baterias requerem pouco mais de uma hora para carregar de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido, gerando uma corrente de carregamento de 400 A[4].

[1] A capacidade nominal da nova bateria, com base nas condições limite definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientais.

[2] Energia disponível para operação regular do caminhão com baterias novas.

[3] A autonomia foi determinada internamente em condições ideais, incluindo 4 conjuntos de baterias após pré-condicionamento em tráfego de distribuição parcialmente carregado sem reboque a uma temperatura exterior de 20°C.

[4] Com base em valores empíricos determinados internamente em condições ideais, incluindo uma temperatura ambiente de 20°C.