A iniciativa impulsiona o uso de energia renovável nas fábricas da Mercedes-Benz no Brasil, alinhando-se aos compromissos globais de sustentabilidade da Daimler Truck
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, em evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo, uma parceria estratégica com a Raízen Power para o Projeto Dunamis, uma das maiores usinas de energia solar fotovoltaica do Rio Grande do Norte. Com essa colaboração, a fabricante de caminhões e ônibus adquiriu participação na sociedade gestora do projeto, que abrange quatro usinas solares implantadas em 600 hectares no município de Santana do Matos, com capacidade instalada de 117,54 MW.
O modelo de autoprodução adotado permitirá à Mercedes-Benz utilizar 100% de energia renovável, reforçando o compromisso da Daimler Truck com a ampliação de fontes limpas e redução de custos energéticos nas fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora.
“Essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil está totalmente alinhada com a estratégia de sustentabilidade ambiental da Daimler Truck, impulsionando a transformação da nossa indústria. Estamos trabalhando para atingir a neutralidade de CO2 em nossas fábricas pelo mundo e ainda reforça o nosso compromisso com a geração de energia limpa, redução de emissões e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Esta é mais uma das iniciativas que se conectam ao nosso compromisso com o Acordo de Paris”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
De acordo com Puchert, a energia gerada pelas usinas solares atenderá 100% das necessidades energéticas das operações da Mercedes-Benz no Brasil. “O volume de energia a ser gerado pode ajudar a evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências”, diz Achim Puchert.
“A Daimler Truck está totalmente comprometida com o Acordo de Paris e quer contribuir para a transformação e descarbonização do nosso setor. Essa iniciativa contribui significativamente para a meta global da Daimler Truck de redução de emissões de GEE por meio de fontes de energia renováveis e de medidas de eficiência energética”, acrescenta Achim Puchert. “Essa parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a Raízen Power representa um passo muito importante nessa direção”.
“Temos um portfólio completo e integrado de soluções focadas em atender às necessidades do mercado. Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país“, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.
Além da geração de energia limpa, a Raízen Power também promoveu ações sociais em Santana de Matos, como melhorias na infraestrutura local, incluindo a iluminação de escolas e a oferta de energia gratuita para unidades da prefeitura, além de geração de empregos e capacitação profissional.
A produção verde gerada pelo projeto será direcionada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que não altera o consumo das fábricas da Mercedes-Benz, mas contribui para a produção sustentável no Brasil. “A energia limpa na qual a Empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, finalizou Achim Puchert.
Comentários