Rodando em várias partes do mundo, os caminhões e ônibus elétricos da Daimler Trucks & Buses já rodaram mais de 7 milhões de quilômetros movidos a bateria e neutros em CO2. Segundo o grupo, a resposta positiva das empresas parceiras e as descobertas derivadas dos testes práticos intensivos com caminhões elétricos da Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner mostram que a eletrificação do transporte rodoviário já é viável nesses mercados.
Usado em várias cidades europeias desde 2018, o ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eCitaro já é produzido em série.
Dando continuidade a sua estratégia de eletrificação, a Daimler Trucks planeja oferecer veículos elétricos em todas as suas principais regiões de vendas até 2022: o FUSO eCanter no segmento de caminhões leves, o Freightliner eM2 na categoria dos médios e o Mercedes-Benz eActros e o Freightliner eCascadia entre os pesados.
“Como uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, temos a ambição de sermos líderes em inovação e tecnologia também em sistemas de propulsão alternativos. Nosso ônibus urbano eCitaro, neutro em CO2, por exemplo, está sendo produzido em série desde 2018. Com nossos elétricos, queremos oferecer aos clientes veículos que estejam à altura dos modelos tradicionais, tanto em termos de disponibilidade como de desempenho. Isso nos motivou a colocar caminhões elétricos nas mãos de clientes num estágio inicial. Graças à nossa presença global, parceiros de todo o mundo estão testando veículos conceituais em várias aplicações práticas. Isso representa uma forte vantagem competitiva. Graças ao diálogo direto com esses clientes e aos muitos quilômetros de testes que percorremos, importantes descobertas estão sendo direcionadas, já há alguns anos, diretamente para o desenvolvimento da nossa série de caminhões elétricos”
Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG
eActros e eEconic
No Salão de Hanover de 2016, a Mercedes-Benz Trucks foi o primeiro fabricante do mundo a mostrar um caminhão elétrico pesado, o Urban eTruck.
Atualmente, a marca tem o pesado eActros totalmente elétrico, a Mercedes-Benz demonstra que a distribuição urbana já pode ser feita livre de emissões. O modelo tem autonomia de 200 quilômetros e sua produção em série está prevista para 2021.
Anunciadas neste ano, as primeiras aplicações práticas do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo, baseado no eActros, estão planejadas para o ano que vem. A produção em série está prevista para 2022.
O caminhão elétrico eEconic tem como atividade principal na coleta urbana de resíduos. Essa área é muito apropriada para caminhões elétricos a bateria, graças às rotas curtas, de cerca de 100 quilômetros.
FUSO eCanter
Mostrado ao mundo há três anos, o caminhão leve FUSO eCanter foi entregue a clientes de várias partes do mundo. Ele é a resposta da FUSO para a demanda por caminhões livres de emissões na distribuição urbana. São mais de 170 unidades usadas por clientes no Japão, Estados Unidos e Europa e mais deles continuarão a ser entregues. A autonomia da versão de 7,49 toneladas é de 100 quilômetros, atendendo às necessidades do transporte urbano. Com um carregador rápido, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de uma hora e meia. O eCanter é produzido em Kawasaki, no Japão, e em Tramagal, em Portugal.
EUA
Já nos Estados Unidos, o pesado eCascadia e o médio eM2 foram lançados em Portland em junho de 2018. Os caminhões elétricos Freightliner passam por testes práticos em vários clientes. A frota de testes tem 38 veículos, utilizados em aplicações que incluem transporte local e regional, distribuição de alimentos e entrega de encomendas. Os veículos têm uma autonomia projetada de até 370 km para o eM2 e de até 400 km para o eCascadia. A produção em série do eCascadia está prevista para meados de 2022 e a do Freightliner eM2 no final de 2022.
Ônibus elétrico
Para o transporte de passageiros, a Mercerdes-Benz oferece o coletivo elétrico eCitaro desde 2018. O ônibus elétrico eCitaro é baseado no modelo Citaro, amplamente reconhecido por sua qualidade e eficiência. Ele é o primeiro e único ônibus urbano totalmente elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha, destacando-se pelo design elegante, exemplar gerenciamento térmico que minimiza o consumo de energia e compartimento de passageiros funcional.
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