Caminhões

Moura passa a oferecer baterias para equipar VW e-Delivery

Caminhões elétricos VW e-Delivery terá baterias fornecidas pela fabricante Moura

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) passa a contar com instalações da Baterias Moura em seu complexo industrial de Resende (RJ). A Moura se une ao e-Consórcio, força-tarefa para o desenvolvimento do caminhão elétrico e-Delivery. A empresa ficará a cargo do fornecimento das baterias de lítio e componentes do veículo.

VEJA TAMBÉM:

Foto | VWCO/Divulgação

“Há 25 anos, desenvolvemos o processo produtivo do Consórcio Modular e agora, coroamos essa trajetória com mais um feito pioneiro: a manufatura de veículos elétricos, ao lado de parceiros de peso, como a Moura. Juntos, avançaremos no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus

A produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery começará neste semestre, mas na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo chamado Planta Piloto, uma etapa experimental já começou no ano passado. Nessa fase, ocorre a definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.

Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.

“A produção do e-Delivery marca o início de forma estruturada da eletrificação veicular no Brasil e a Moura tem muito orgulho de fazer parte desse processo junto com a VWCO. A Moura sempre esteve na vanguarda, desenvolvendo soluções em baterias que pudessem atender as demandas mais avançadas, assim como as do e-Consórcio. Mais uma vez integramos o epicentro do movimento de inovação do setor automotivo ao firmar esta importante parceria com a VWCO e a CATL”, afirma Sérgio Moura, presidente do Conselho de Administração da Acumuladores Moura.

Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica: novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nas análises de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série. Toda a energia consumida na fábrica é de origem renovável.

e-Consórcio

A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.

O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Consórcio Modular

A Baterias Moura é a mais nova parceira no Consórcio Modular, sistema único da Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora, em que divide com fornecedores a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. Desde sua concepção em 1996, esta é a primeira vez que o Consórcio Modular passa a contar com nove parceiros.

A Maxion fornece chassis e rodas. Já a Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos, enquanto a Suspensys assume as suspensões pneumáticas. A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores e a Aethra arma a cabine. A Carese cuida da pintura e, finalmente, a Kroschu instala o acabamento interno. A Moura vai entrar agora para fornecer as baterias dos caminhões elétricos da marca.

E a VWCO mantém seu foco na satisfação do cliente final. Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança, a conformidade com os padrões da marca e acabamento. Uma rede de concessionários e importadores espalhados por dois continentes faz a distribuição mundial de seus produtos.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago