Recapagem de pneus impulsiona sustentabilidade e economia no Brasil

Bandag, da Bridgestone, destaca benefícios ambientais e econômicos com a reforma de pneus, evitando o descarte de milhões de unidades anualmente

No último ano, a Bandag do Brasil evitou que cerca 2,2 milhões de carcaças fossem descartadas e poluíssem o meio ambiente
Foto | Banda/Divulgação – No último ano, a Bandag do Brasil evitou que cerca 2,2 milhões de carcaças fossem descartadas e poluíssem o meio ambiente

A recapagem de pneus não apenas alivia o bolso dos motoristas, mas também traz significativos benefícios ambientais. Além de contribuir para a economia de recursos naturais, essa prática reduz drasticamente o número de pneus descartados na natureza, ajudando a mitigar os impactos ambientais do setor automobilístico.

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A Bandag, empresa pertencente à Bridgestone e especializada em pesquisa, desenvolvimento e recapagem de bandas de rodagem de pneus, desempenha um papel crucial nesse cenário. Em mais de seis décadas de atuação, a empresa evitou que milhões de pneus fossem descartados e promoveu a economia de milhares de recursos naturais. Só no Brasil, a Bandag reforma cerca de 2 milhões de carcaças por ano, evitando que mais de 100 mil toneladas de pneus se transformem em lixo.

“Os pneus reformados podem custar em média até 35% menos do que pneus premium novos com o mesmo desempenho. Além de recapagem premium, a Bandag também busca oferecer as melhores soluções de negócios para ajudar motoristas e frotas de todos os portes a maximizar seus programas de pneus e conseguir maior economia”, Gonzalo Muzzupappa, Gerente Sênior de Categoria na América do Sul

As bandas de rodagem representam a opção mais econômica por quilômetro para motoristas e frotas. A integração de pneus reformados em programas de gerenciamento pode resultar em uma economia de mais de 65% nos custos relacionados à aquisição de novos pneus. Além disso, a produção dessas bandas consome significativamente menos recursos.

“Em 2023 a produção das bandas de rodagem da Bandag consumiram cerca de 66% menos energia que a produção de pneus novos e foi necessário utilizar apenas 7.934 m³ de água, em comparação com os 58.843 m³ necessários para fabricar um pneu de caminhão novo”, complementa Gonzalo.

A Bandag também se destaca pela variedade de produtos oferecidos. A banda B269, por exemplo, é destinada ao segmento rodoviário regional e se destaca pelo excelente desempenho quilométrico, enquanto a B736 foi desenvolvida para veículos que trafegam em rodovias pavimentadas de médias e longas distâncias. Já o modelo B440, inspirado no Firestone FS440, oferece maior durabilidade e versatilidade, sendo indicado para uso rodoviário e regional em todas as posições dos veículos.

Mais informações sobre os produtos da Bandag podem ser encontradas no site oficial da empresa.