Caminhões

Scania entrega 50 caminhões a gás à TransMaroni

TransMaroni completa frota de 50 unidades do caminhão pesado Scania, movido a GNV ou biometano, em investimento de R$ 50 milhões

Foto | Scania/Divulgação

A Scania conclui a entrega de 50 unidades de seu caminhão movido a gás para a transportadora TransMaroni. Os veículos que podem ser abastecidos com GNV ou biometano fazem parte de um aporte de R$ 50 milhões, que a empresa investiu para constituir uma frota de baixo impacto ambiental.

De acordo com a Scanaia, a TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, resolveu comprar outros lotes menores a partir de novembro até, recentemente, nas últimas semanas de maio, e somou mais 39 unidades encomendadas. No total, chegou ao histórico volume de 50 veículos.

A maior parte já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

“No início das vendas deste pioneiro produto da Scania, eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance)”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

“É uma grande satisfação termos a maior frota de caminhões movidos a gás do Brasil. A TransMaroni vem passando por mudanças estratégicas ao longo destes últimos anos, o transporte de cargas também, e recentemente a sociedade em razão da pandemia. Todos somos responsáveis por melhorar o planeta. Com a frota a gás estamos e vamos entregar um frete com menor impacto, para tornar o mundo melhor. Acreditamos muito nesta filosofia. É um jeito novo de abordagem com nossos clientes”, diz Gustavo Maroni, diretor operacional da TransMaroni Transportes.

“Este ciclo de R$ 50 milhões engloba nossas recentes ações em sustentabilidade, não apenas o valor dos caminhões e implementos. Estamos investindo em logística reversa, projetos de reciclagem, melhor aproveitamento de resíduos, treinamentos de colaboradores, dentre outros. Além disso, para compensar as emissões de nossos caminhões temos uma parceria com a SOS Mata Atlântica, pela qual já plantamos 14 mil mudas em São Paulo”, conta Maroni. “Mas, ainda temos muitos desafios com a distribuição do gás natural e do biometano no país”.

Seguros

Os caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem mais silenciosos.

A Scania afirma que a segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.

Redação

Recent Posts

Confira os caminhões mais vendidos em junho de 2024

Volvo FH 540 foi o líder com 518 emplacamentos no sexto mês de 2024. Confira…

24 minutos ago

Giratur renova frota com veículo Fly 10 da Série 25 anos

Operadora de transporte de Caxias do Sul adquire unidade número 25 de modelo comemorativo.

5 horas ago

Empresas apresentam o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil

Inovação promete aumentar a produtividade e segurança em áreas de risco e descomissionamento de barragens.

1 dia ago

Mercedes-Benz amplia portfólio com novo chassi OF 1621 de ônibus

Mercedes-Benz OF 1621 é o único no mercado que foi desenvolvido especificamente para o fretamento…

2 dias ago

Manaus ganha uma das maiores concessionárias Volare do Brasil

A Macrobus inaugurou uma nova unidade em Manaus, Amazonas, considerada uma das maiores concessionárias Volare…

3 dias ago

Caminhões Mercedes-Benz Atego ganham espaço na frota da Fermaq

Caminhão teve seu visual renovado recentemente com linhas inspiradas no Mercedes-Benz Actros.

4 dias ago