Caminhões

Scania lança acelerador inteligente que promete economia

Foto | Scania/Divulgação

A Scania acaba de lançar o controle de aceleração, sistema disponível para a atual geração de caminhões da marca, inclusive motores off-road. A marca promete economia de 5% de economia para os modelos da nova geração.

Assim, a sueca afirma que a economia total sobre a geração passada chega a 20%, o que impacta consideravelmente no custo do quilômetro rodado. O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar  acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível. 

“Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

Scania em teste

Segundo a fabricante, a economia  foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.

O Acelerador Inteligente Scania, ou controle de aceleração, está disponível para todos os modelos da Nova Geração, inclusive os fora de estrada. “A Nova Geração, que completou dois anos, é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania. Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência. Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca antes vista no mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

“Numa situação de viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. O efeito será um pouco reduzido em rotas onde existam velocidades constantes (de cruzeiro). Ou seja, quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática. O motorista vai sentir rapidamente a diferença desse grande benefício”, conclui Genezini. 

Redação

Recent Posts

Marcopolo Rail apresenta inovações na NT Expo

Empresa expõe soluções tecnológicas no principal evento do setor metroferroviário da América Latina e participa…

24 horas ago

Foton estreia no segmento de semipesados com Auman D 1722

Modelo robusto e tecnológico será montado em Caxias do Sul e promete versatilidade para aplicações…

3 dias ago

Volvo CE apresenta caminhão articulado A30 Electric

Primeira máquina articulada elétrica produzida em série é aposta da marca para construção, mineração e…

3 dias ago

Ford lidera valor de revenda com Ranger e Transit

Modelos da marca foram os que menos desvalorizaram em seus segmentos no comparativo anual feito…

4 dias ago

ZF celebra produção de 700 mil eixos em Sorocaba

Unidade brasileira é referência global no desenvolvimento de soluções para o setor e consolida sua…

1 semana ago

Foton já produz caminhões no Brasil

Primeira unidade montada no Brasil é o semileve Aumark S 315, que simboliza a consolidação…

1 semana ago