Novo modelo tem 16 cilindros de gás distribuídos pelo chassi graças ao 6,95 metros de distância entre-eixos
A Scania escutou seus clientes e lança o caminhão X-gas G 410 movido a gás natural veicular com autonomia de até 900 quilômetros. A estreia será no fim do segundo semestre. A novidade foi possível graças ao chassi rígido com entre-eixos de 6,95 metros que comporta oito cilindros de cada lado, totalizando 16 compartimentos de armazenamento.
São oito cílindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás.
O caminhão Scania X-gas G 410 8×2 tem motor com 410 cv de potência e torque de 203,9 kgfm. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
Para se ter ideia de comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oitro cílindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.
Além dele, a marca também confirmou que lançará em 2024 um caminhão GNV com motor de 460 cv de potência.
O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas
Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil
Segundo o executivo, o novo caminhão Scania X-gas pode rodar em rotas de distâncias mais longas.
A Scania segue firme em seu propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na visão da empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma como tem sido na Europa. No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano e já vendeu cerca de 700 modelos, desde 2019.
Os motores já são Euro 6 desde a chegada ao país junto da Nova Geração Scania, em 2018. Suas potências não mudaram. As apostas continuam sobretudo na potência de 410cv e também na opção de 340cv. O R 410 6×2 e o P 340 4×2 podem transferir cargas de até 58 toneladas em médias e longas distâncias em conjuntos de três ou quatro eixos.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…