Empresas apresentam o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil

Inovação promete aumentar a produtividade e segurança em áreas de risco e descomissionamento de barragens

Scania G 500 8x4 XT teleoperado (2)
Foto | Scania/Divulgação – Modelo não-tripulado oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada pela fabricante

Uma colaboração entre a Scania, Fidens e Hexagon resultou no lançamento do primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil. O modelo Scania G 500 8×4 XT foi adaptado pela Hexagon, que forneceu a solução TeleOp, incluindo a instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (cockpit). A Fidens, pioneira no desenvolvimento e operação do veículo, é uma prestadora de serviços de mineração. A Casa Scania Itaipu, responsável pela venda do caminhão, garantirá apoio com um pacote completo de soluções de serviços em Minas Gerais e Pará.

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O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper é destinado ao trabalho fora de estrada, com PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500 cv. Esta nova solução para a mineração visa aumentar a produtividade, segurança e eficiência operacional, além de reduzir quebras no trabalho em minas. O modelo sai de fábrica com garantia e homologação da Scania.

O foco principal do caminhão teleoperado é operar em áreas de risco e no descomissionamento de barragens. Desde os incidentes de 2019, a desativação de barragens com alteamento a montante tornou-se obrigatória no Brasil. Esse método de construção, em que os diques de contenção são construídos sobre os rejeitos ou sedimentos, aumenta o risco de rompimento devido à infiltração de água. A Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável pela fiscalização e regulação dessas atividades.

A operação do caminhão é controlada remotamente por um cockpit equipado com tecnologia de ponta da Hexagon, que inclui câmeras e sistemas de telemetria, permitindo a condução a quilômetros de distância. Não há limite definido para a distância entre a cadeira de comando e o caminhão, podendo o operador estar, por exemplo, a 30 km de distância. Câmeras e sensores no caminhão auxiliam o operador em manobras, carregamento e descarregamento.

Scania G 500 8x4 XT teleoperado (2)
Foto | Scania/Divulgação

A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial. O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora

Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil

O caminhão pioneiro visa aumentar a produtividade e a velocidade de operação não-tripulada. “Essa solução no 8×4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade,” explica Thiago Frauches, da Fidens. “A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão.”

O G 500 8×4 XT Heavy Tipper não-tripulado possui suspensão dianteira com capacidade de 22t, suspensão traseira com capacidade de 38t, torque de 2.550 Nm, caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100 Nm.

As inovações da Scania incluem uma coluna de direção com volante ajustável, nova caixa de direção elétrica com sistema servo assistido e direção teleoperada com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon. Também foram reforçados o suporte do motor elétrico da Hexagon e o acabamento das capas da coluna de direção e proteção do sistema de condução. Outras adaptações incluem a instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para antenas e câmeras, além da preparação dos sistemas de freios e elétricos.