Necta e Scania promovem evento sobre descarbonização

Encontro reuniu grandes players do mercado e apresentou inovações como caminhões a gás e biometano, visando reduzir emissões no setor logístico

Scania P430 GNV
Foto | Scania/Divulgação

A Necta Gás Natural e a Scania realizaram, em 12 de dezembro, o Scania Day: Rumo à Descarbonização, evento que destacou soluções inovadoras para a descarbonização de frotas pesadas. A iniciativa aconteceu na sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), reunindo representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras.

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O evento teve como objetivo apresentar um modelo de logística sustentável e integrado, com potencial de replicação em todo o Brasil, alinhado às metas do Plano Estadual de Energia de São Paulo (PEE 2050). Recentemente, o estado reforçou seu compromisso com a transição energética ao aprovar a PL 1510/2023, que prevê isenção de IPVA para veículos pesados movidos a gás natural ou biometano entre 2024 e 2028.

A Necta Gás Natural destacou sua posição estratégica para impulsionar a logística sustentável. A empresa atua em uma área que abrange 375 municípios paulistas e conecta cinco distribuidoras de gás em três estados. Além disso, está ampliando sua infraestrutura, como a integração da Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP), prevista para 2025.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, ressaltou a relevância da companhia nesse processo. “Nossa área de concessão possui as principais rotas de escoamento do agronegócio até os portos de Santos e Paranaguá. Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel”, afirmou.

A gerente de Novos Negócios da Necta, Bruna Biazzi, destacou o potencial do agronegócio como impulsionador da descarbonização. “Nossa meta é colocar 2.000 caminhões movidos a gás em circulação em nossa região nos próximos cinco anos. Acreditamos que o agronegócio será o grande transformador das rotas sustentáveis”, enfatizou.

Caminhões Scania movidos a GNV são vendidos nas potência de 280, 340, 420 e 460 cavalos
Foto | Scania/Divulgação – Caminhões Scania movidos a GNV são vendidos nas potência de 280, 340, 420 e 460 cavalos

Entre os destaques do evento, a Scania apresentou inovações como o caminhão GH 460 6×2, com autonomia de até 650 km, ideal para médias distâncias no agronegócio. O modelo integra a nova linha X-gas e conta com maior capacidade de armazenamento de gás, tornando-o mais competitivo e eficiente.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou a importância da parceria com a Necta: “Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”.

A Scania também projeta que, nos próximos cinco anos, até 15% de seus caminhões vendidos sejam movidos a gás. Os novos modelos, que incluem motores do Ciclo Otto, garantem desempenho semelhante ao diesel, menor impacto ambiental e redução significativa de ruído, consolidando a Scania como referência em inovação sustentável.

Durante o evento, foi destacada a importância do Certificado de Rastreabilidade do Biometano (CGOB) e da Lei do Combustível do Futuro, que oferecem incentivos para a adoção de gás renovável. “O mercado e os estados estão se organizando para o CGOB. Isso traz mais tração e clareza para avançarmos na liderança global de uma transição energética eficiente e sustentável”, afirmou Bruno Madalena, gerente executivo de ESG da Necta.

A Rumo Logística, uma das maiores operadoras ferroviárias do Brasil, também participou do encontro e reforçou a importância de iniciativas que integrem os modais ferroviário e rodoviário na busca por cadeias produtivas mais limpas e eficientes.

Com iniciativas como o Scania Day: Rumo à Descarbonização, a Necta e a Scania se consolidam como líderes na transição para um transporte mais sustentável, promovendo a redução de emissões e garantindo competitividade para os diversos setores envolvidos.