Scania

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4×2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade

Foto | Scania/Divulgação

A Scania deu mais um passo importante em sua jornada de sustentabilidade no Brasil com o lançamento de seu primeiro caminhão elétrico, o modelo 30 G 4×2. O veículo, que será importado da Suécia, terá sua estreia na Fenatran 2024, a principal feira de transporte de carga da América Latina, que acontece de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo.

Com autonomia de aproximadamente 250 km, o 30 G é voltado para operações urbanas e regionais. Equipado com dois pacotes de baterias totalizando 416 kWh, ele oferece potência de 300 kW (equivalente a 310 cv) e uma capacidade máxima de tração de 66 toneladas. “A Scania vai agregar mais uma matriz energética e não substituir nenhuma atualmente comercializada”, afirma a empresa, que posiciona o 30 G como parte de sua terceira geração de veículos elétricos a bateria (BEV).

Foto | Scania/Divulgação

“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura, por isso, acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel. E essa multimodalidade passa pelo gás, biodiesel e elétrico. A Scania está estimulando e ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia de produção do biometano para caminhões há 5 anos”, diz Montagna.

O diretor de Vendas de Soluções da Scania, Alex Nucci, destaca que as primeiras entregas do 30 G estão previstas para janeiro de 2026, e que o modelo elétrico será ideal para operações de curta distância. “A nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico e na última etapa da entrega da carga”, explica Nucci. Já o gás natural e o biometano serão utilizados em trajetos de 200 a 600 km, enquanto o diesel, GNL e biodiesel continuam sendo opções para distâncias acima de 600 km.

Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania, destaca que o 30 G foi desenvolvido pensando nas necessidades do transporte brasileiro. “Vamos começar as importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia do transporte e o poder público”, afirma. A máquina elétrica, conhecida como EMC1-4, está acoplada a um câmbio de quatro marchas, que proporciona maior eficiência e facilidade de manutenção.

Foto | Scania/Divulgação

O Scania 30 G vem com baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), que possuem alta densidade energética, garantindo mais capacidade de carga e uma vida útil prolongada. O carregamento rápido é um diferencial do modelo: o sistema CCS2 permite carregar as baterias em cerca de 50 minutos, proporcionando maior produtividade para os transportadores.

Com essa nova aposta, a Scania reafirma seu compromisso de liderar a transição para um transporte mais sustentável, proporcionando ao mercado brasileiro mais uma opção para reduzir as emissões de CO2 no setor de transporte de cargas.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

4 semanas ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

4 semanas ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

4 semanas ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

4 semanas ago

Volkswagen lança o Constellation 20.480 4×2

Novo modelo chega ao mercado com capacidade para transportar até 56 toneladas, trazendo tecnologia avançada…

1 mês ago