Depois de 25 anos de operações, na unidade de Resende (RJ), a Volkswagen Caminhões passa a liderar o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, grupo que se dedica ao desenvolvimento industrial na região. A partir de agora Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VW Caminhões e Ônibus, acaba de assumir a presidência do grupo.
Na pauta, estão negociações para criar programas de desenvolvimento com universidades. A ideia é conseguir criar soluções para transporte, telecomunicações, energia e qualificação de mão de obra.
“Estabelecemos um plano de engajamento para envolver os diferentes atores nesse esforço em busca da maior produtividade e eficiência da indústria local. Nosso trabalho é fomentar a criação de soluções que contribuam para ganhos operacionais em todas as empresas, ao mesmo tempo que incentivamos a formação de profissionais qualificados”, explica o executivo.
Conquistas
O Cluster foi criado há oito anos. Desde sua criação, o time já conquistou importantes avanços para a região, como melhorias no fornecimento energético das empresas. Rodadas de negócios, dentre outras inovações, que fortaleceram a região, que se tornou um dos mais importantes pólos industriais do país.
“Quando a Volkswagen Caminhões e Ônibus chegou aqui, há 25 anos, éramos somente nós. Agora já são mais de 11 mil empregos diretos da indústria automotiva no Sul Fluminense, sendo o segundo maior polo do Brasil. O que fizemos até aqui e vamos seguir nessa empreitada é estimular esse ambiente de fomento ao desenvolvimento da região”, destaca Dezoto.
Comentários