Volkswagen Caminhões

Pensando no cliente, VWCO deixa Meteor ainda mais econômico

Marca alemã incorporou novas tecnologias ao Meteor para propiciar economia de combustível   

O pesado Meteor já sai das linhas de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) com novas tecnologias para ficar mais econômico. A marca incorporou um controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a VWCO, o gerenciamento ocorre automaticamente e não há necessidade de intervenção do condutor. A inteligência artificial embarcada do veículo cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o que proporciona maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

O conjunto mecânico do VW Meteor foi desenvolvido para proporcionar o melhor consumo de combustível, com desempenho superior para as condições de rodagem no país. A transmissão automatizada com caixa Traxon processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.

Foto | Volkswagen/Divulgação

O Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Já o sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível. O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

A função kick down, por sua vez, faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. O VW Meteor também vem com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora.

 

 

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago