Volkswagen Caminhões

Pensando no cliente, VWCO deixa Meteor ainda mais econômico

Marca alemã incorporou novas tecnologias ao Meteor para propiciar economia de combustível   

O pesado Meteor já sai das linhas de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) com novas tecnologias para ficar mais econômico. A marca incorporou um controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a VWCO, o gerenciamento ocorre automaticamente e não há necessidade de intervenção do condutor. A inteligência artificial embarcada do veículo cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o que proporciona maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

O conjunto mecânico do VW Meteor foi desenvolvido para proporcionar o melhor consumo de combustível, com desempenho superior para as condições de rodagem no país. A transmissão automatizada com caixa Traxon processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.

Foto | Volkswagen/Divulgação

O Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Já o sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível. O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

A função kick down, por sua vez, faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. O VW Meteor também vem com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora.

 

 

Redação

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

3 semanas ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

1 mês ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

1 mês ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

1 mês ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

1 mês ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

1 mês ago