Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer destaques da rede global da marca

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reuniu mais de 100 profissionais ligados aos seus negócios internacionais em sua conferência anual com importadores, realizada em Buenos Aires, na Argentina. O encontro teve como foco a expansão da estratégia de internacionalização da marca, o fortalecimento da rede global de representantes e a apresentação de um portfólio reformulado, com soluções adaptadas às exigências de cada mercado.
VEJA TAMBÉM:
Entre as principais novidades está a ampliação da nova geração de veículos Euro VI para a Colômbia, somando-se ao México, onde esses modelos já estavam disponíveis. Paralelamente, a VWCO também anunciou a chegada de uma linha completamente renovada de caminhões e ônibus Euro V, ainda predominante em boa parte dos mercados de exportação. A nova geração incorpora melhorias em eficiência, conforto, segurança e tecnologia.
“A palavra de ordem é crescimento. Nossa estratégia de internacionalização é uma prioridade muito importante na empresa e os importadores da marca são fundamentais para seu avanço. É por isso que iniciamos o lançamento das novas gerações de caminhões e ônibus Volkswagen. Agora essa oferta vai chegar a cada mercado, de acordo com as demandas locais”, afirmou Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO.
Além dos novos produtos, a empresa destacou o avanço na prestação de serviços aos clientes internacionais, como o VolksAssistance via WhatsApp e o pacote de soluções VolksCare, que visa aumentar a disponibilidade dos veículos em operação. Outra frente de atuação envolve o fortalecimento da rede de importadores, com a inclusão de novos representantes para garantir o padrão de atendimento da marca.
“Toda estratégia se apoia num relacionamento muito próximo com nossos representantes locais para identificarmos juntos as necessidades e soluções para o cliente de cada país. Isso já tem revertido em resultados cada vez melhores aos clientes”, destacou Gundlach.
A renovação da linha de exportação já começou pelos modelos Delivery e os extrapesados Meteor e Constellation, com previsão de expansão para outras famílias e para o Volksbus em 2026.
Durante o evento, a VWCO também premiou os destaques do programa de incentivo “Alta Performance”, que valoriza o desempenho dos importadores com base em critérios como excelência em vendas e pós-venda, reconhecimento da marca, crescimento sustentável e inovação. A Diesa, do Paraguai, liderou o ranking geral, seguida pela Cemcol, de Honduras, e pela Julio César Lestido, do Uruguai.
Outros destaques foram: Julio César Lestido (Vendas), Porsche Chile e Diesa (Pós-Venda), Hansa da Bolívia (Marketing), Porsche Colômbia (Inovação) e Grand Lakes (Angola) e Euromotors (Peru) na categoria Sustentabilidade.
Entre os aprendizados de 2024 que servirão de inspiração para este ano, a empresa destacou o programa de demonstração de veículos em Honduras, clínicas de avaliação no Chile e um programa de formação de motoristas mulheres no México.
“Outro ganho alcançado em 2024 e que vamos buscar além em 2025 é a conquista de novos segmentos estratégicos, como feito com o de coleta de resíduos e gruas no México no ano passado. Isso está muito alinhado ao nosso plano de internacionalização, que inclui crescermos onde já estamos e criar novos mercados”, concluiu Gundlach.
Comentários