Volkswagen Caminhões

VW Caminhões e Ônibus monta primeiros caminhões elétricos e-Delivery

Primeiras unidades do e-Delivery são montadas em fábrica laboratório da VWCO em Resende (RJ)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a produção das primeiras unidades dos caminhões elétricos e-Delivery. Os modelos são montados na fábrica-laboratório da VWCO em Resende (RJ).

LEIA TAMBÉM:

A marca treina equipes para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria, comissionamento do veículo de alta voltagem e procedimentos de segurança.

Foto | Volkswagen/Divulgação

A área onde os caminhões são montados e ocorrem os treinamentos é chamada de Planta Piloto que é a responsável definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.

 O primeiro VW e-Delivery a sair da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consorcio Modular.

Testes

Segundo da VWCO, os ensaios também são realizados em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações. Com um projeto altamente eficiente e a expertise dos profissionais da VWCO, a pista pode representar, em um período de seis meses, o equivalente a dez anos de condições normais de rodagem.

 “Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery”

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 As equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.

Infraestrutura

A fábrica da VW Caminhões e Ônibus está sendo preparada para a nova realidade elétrica como novos carregadores com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nos testes de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série.

Siga também as redes sociais do Autos Pesados

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

4 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

5 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

6 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago