Volkswagen Caminhões

VWCO entrega o primeiro caminhão elétrico da Argentina

e-Delivery foi entregue para Cervecería y Maltería Quilmes para operar na Express Logística

Foto | Volkswagen/Divulgação – Projetado por uma equipe dedicada à eletromobilidade, o e-Delivery é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) realizou a entrega do primeiro caminhão elétrico da Argentina para a Cervecería y Maltería Quilmes em evento realizado no Centro de Distribuição da empresa no Mercado Central. 

O caminhão irá operar na Express Logística, operadora logística da empresa de bebidas que tem compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2040. O Volkswagen e-Delivery chega para tornar realidade a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.

Federico Ojanguren, gerente executivo da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, disse: “É um orgulho para nossa equipe ser protagonista na venda do primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina e vê-lo circular pelas ruas de Buenos Aires. Com este marco somos testemunhas da mudança no paradigma da mobilidade e do compromisso da marca com a sua estratégia sustentável.”

Trata-se de um Volkswagen e-Delivery 14 toneladas 6×2, que possui motor elétrico que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm a partir da rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas. A engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em um alcance de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo. Sua frenagem regenerativa de três estágios pode utilizar até 40% da energia consumida para desacelerar.

A incorporação deste novo caminhão à frota da Cervecería y Maltería Quilmes, através da Express Logística, não só confirma a sua estratégia de descarbonização, mas também indica a confiança que a empresa deposita nas novas tecnologias e soluções de mobilidade sustentável propostas pelo Grupo Volkswagen no país. A empresa Siemens foi responsável pela colocação do carregador adequado nas instalações do centro de distribuição.

“Este caminhão é mais um marco em nosso plano de rede logística neutra em carbono, junto com a eficiência nas rotas e trajetos, a política de caminhões sempre cheios, os investimentos em escalabilidade e o uso de vans elétricas para entregas de última milha. Estamos entusiasmados com o papel que podemos desempenhar, sendo uma rede que chega todos os dias a todos os cantos do país, numa nova forma de gerir a logística na Argentina”, comentou Ariel Sandler, diretor de Logística da Cervecería y Maltería Quilmes.

Projetado por uma equipe dedicada à eletromobilidade, o e-Delivery é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no Rio de Janeiro, tornando-se a primeira operação de montagem de modelos elétricos em grande escala.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago