Volkswagen Caminhões

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em novas soluções tecnológicas

Foto | Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está se destacando como um centro de inteligência em eletromobilidade no Brasil, com sede na fábrica de Resende (RJ). O local também é o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca, com foco no avanço de soluções de transporte sustentável.

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“Como principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas e soluções para viabilizar essa mobilidade sustentável, incluindo a mais recente anunciada para desenvolvimento de baterias a base de Nióbio. Todo esse trabalho teve início em 2018, quando foi criado um time de engenharia dedicado a projetos de veículos elétricos”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

A empresa apresentou recentemente o e-Volksbus, seu primeiro ônibus 100% elétrico, desenvolvido a partir de uma arquitetura modular flexível. Essa inovação permite a criação de diferentes variantes de veículos de forma rápida, ampliando as opções de transporte sustentável. No caso do e-Volksbus, o conceito de chassi plataforma foi validado para aplicações na América Latina, com potencial para expansão futura.

Além do desenvolvimento de novas soluções, a VWCO aposta na produção compartilhada entre modelos elétricos e a diesel, utilizando a mesma linha de montagem, exceto pela montagem das baterias, que ocorre em uma área especializada chamada e-Shop. Essa integração reflete a sinergia entre as equipes de manufatura e engenharia, otimizando os investimentos e acelerando a produção.

Os veículos elétricos passam por mais de 50 testes específicos, que garantem a segurança e a robustez dos modelos elétricos em comparação com os tradicionais a diesel. Entre os procedimentos estão testes de isolamento dos sistemas, compatibilidade eletromagnética (EMC), submersão e passagem em áreas alagadas, todos seguindo rigorosos critérios internacionais.

Os veículos elétricos passam por essa extensa bateria de testes, em que a regra é garantir a operação do veículo elétrico nas mesmas condições dos movidos a diesel. Com isso, o rigor é aplicado de forma igual a ambos para assegurar que o cliente sempre terá uma opção elétrica confiável e robusta, tal qual os já consagrados veículos a diesel da marca.

Redação

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