Volvo Caminhões

Caminhões pesados elétricos da Volvo já são produzidos em série na Europa

Com capacidade total de 44 toneladas, linha Volvo FH, FM e FMX com propulsão elétrica começa ser fabricado em série na Europa

Foto | Volvo/Divulgação – A fábrica responsável pela produção da linha de caminhões pesados elétricos da Volvo é a de Tuve, em Gotemburgo

A fábrica da Volvo Trucks na Suécia já produz em série sua linha de caminhões pesados elétricos FH, FM e FMX com capacidade total de 44 toneladas. Com a fabricação dos modelos elétricos, a marca sueca é a primeira fabricante de caminhões com propulsão elétrica em série na Europa. 

VEJA TAMBÉM:

Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continente 

Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks

A fábrica responsável pela produção da linha de caminhões pesados elétricos da Volvo é a de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia. Em 2023, será a vez da unidade de Ghent, na Bélgica iniciar a produção dos elétricos pesados.

Foto | Volvo/Divulgação – Linha de camihões elétricos da Volvo é composta pelos camihões FH, FM e FMX

De acordo com a Volvo Trucks, os caminhões pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

A Volvo Trucks afirma que a demanda por caminhões elétricos está crescendo rapidamente em muitos mercados, por conta da necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, com metas de sustentabilidade.

Agora a Volvo Trucks está produzindo em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões. A linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.

Foto | Volvo/Divulgação – Caminhõe elétricos são produzidos na mesma linha dos modelos térmicos

Ampla gama

“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta Roger Alm.

A linha elétrica da Volvo Trucks cobre ampla variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.

Redação

Recent Posts

VWCO apresenta caminhão Constellation 26.280 Biometano

Montadora aposta em sustentabilidade e tecnologia no Fenatran 2024 com o Constellation 26.280 Biometano, modelo…

1 dia ago

Volvo CE inicia testes no Brasil com carregadeira elétrica

Equipamento promete redução de custos operacionais e menor impacto ambiental em operações reais.

3 dias ago

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

1 mês ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago