IBOR é pioneira no uso de biocombustível sustentável e reduz emissões de CO₂ em mais de 85%

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a IBOR Transporte Rodoviário, de Juiz de Fora (MG), tornou-se a primeira transportadora a utilizar biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. O projeto, que alia economia circular e redução de impacto ambiental, já conta com dez caminhões Volvo FH B100 Flex operando na região Sudeste.
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Com um investimento de R$ 40 milhões, a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021 e tomou sua forma atual no final de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O resultado é a construção de uma usina de produção de biodiesel e um posto de abastecimento dentro da própria sede da transportadora, que possui 75 mil m². A expectativa é que a fábrica produza inicialmente 30 mil litros de biocombustível por mês, a partir de março, chegando a 90 mil litros mensais até 2026.
“O Biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, destaca Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR.

O diretor comercial da empresa, Guilherme Bordin, complementa: “O Projeto Frota Verde estabelece um novo padrão para o transporte rodoviário brasileiro, provando que é possível unir eficiência operacional com responsabilidade ambiental, crescimento com sustentabilidade, tradição com inovação.”
Os novos Volvo FH B100 Flex da IBOR foram adquiridos por meio da concessionária Treviso e são capazes de operar com 100% de biocombustível. Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, ressalta a importância dessa inovação:
“Estamos muito contentes em participar desse importante Projeto Frota Verde da IBOR. Nossos propósitos são muito parecidos. Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável.”
A transportadora, que possui uma frota de 500 caminhões – 65% deles da linha Volvo FH –, aposta em tecnologia e inovação para otimizar o consumo de combustível e reduzir custos operacionais. Todos os veículos contam com contratos de manutenção planejada, garantindo maior disponibilidade e eficiência.
A expectativa é que a transição para uma frota 100% sustentável ocorra de forma gradual. “Neste primeiro ano começa a operação com uma frota-piloto selecionada e monitoramento intensivo de performance, além dos ajustes e otimizações em tempo real”, explica Guilherme Bordin.
A partir do segundo semestre, a IBOR ampliará o uso do biodiesel para mais veículos e rotas, expandirá a rede de coleta de óleo e consolidará seus processos internos e externos. Para Luiz Antônio Bordim Junior, a meta é clara:
“Nossa visão é clara. Uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo. Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números”, afirma.
Com 500 motoristas e um total de 750 funcionários, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste. Especializada no transporte de carga pesada, atua no frete lotação para os setores siderúrgico, de papel e celulose, painéis de fibra de madeira e outros insumos industriais.
Mensalmente, seus caminhões percorrem mais de 2,5 milhões de quilômetros e transportam mais de 100 mil toneladas de carga. As rotas incluem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de algumas operações pontuais no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil.
Com essa iniciativa pioneira, a IBOR não apenas reduz suas emissões de CO₂ em mais de 85%, mas também estabelece um novo padrão para o transporte sustentável no país, integrando inovação e compromisso ambiental em sua trajetória de mais de cinco décadas.
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