Volvo Caminhões estima que vendas de novos terão queda de 10% neste ano

Apesar da possível queda, marca sueca considera que volume de 90 mil unidades anuais vendidas ainda é um bom negócio

 Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina

Apesar do mercado de caminhões ter crescido 17,41% em 2024, Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, está pessimista apostando em queda de 10%. Para ele, a culpa é do governo por conta da responsabilidade fiscal. 

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“É um Governo que tem uma postura dúbia com relação a este assunto. Dá sinais dos dois lados, mais responsabilidade, mas às vezes nas ações se vê num outro quadro, os números acabam aparecendo. É um Governo que acredita que gasto é vida, ele está quase certo, faltou um “di” na frente, gasto é dívida no caso do Brasil e uma hora a conta chega. Essa preocupação do mercado em relação a essa conta começou a se deteriorar a partir do segundo semestre, diz o executivo. 

No entanto, apesar do pessimismo do presidente da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, diz que mesmo com a queda de 10% nas vendas, um mercado com vendas na casa das 90 mil unidades anuais, ainda é um bom mercado. 

Vendas da Volvo crescem 18% em 2024

Se neste ano o discurso é pessimismo, em 2024, as vendas da Volvo Caminhões cresceram 18%, Wilson Lirmann, no começo do ano passado, estimava que as vendas da marca cresceriam entre 10% e 15%. No final, o crescimento foi maior do que o estimado. 

A marca encerrou o ano com 23.185 caminhões emplacados, ficando com 23,7% de market share. Na América Latina, somando as vendas no Brasil, os emplacamentos da marca subiram 15%, com 27.111 caminhões vendidos na região. 

No Peru foram entregues 2.064 caminhões, mercado onde a marca há anos mantém liderança absoluta, com 24% de market share no último exercício. Já no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação. 

México

Além dos mercados latinos onde já atua, a Volvo iniciará em 2025 exportações de seus caminhões produzidos em Curitiba (PR) para o México. Serão exportadas diversas configurações das linhas de caminhões FH e VM. Os primeiros embarques acontecem ainda em fevereiro.

Volvo FH 540 fecha 2024 como o caminhão mais vendido do Brasil, pela sexta vez consecutiva
Foto | Volvo/Divulgação

No Brasil, o Volvo FH 540 se manteve no posto mais alto no ranking de vendas da Fenabrave com 7.765 emplacamentos, liderando na classificação entre os caminhões mais vendidos. 

A marca sueca também ficou com o segundo lugar entre os pesados com o FH 460 que registrou 4.956 emplacamentos Levando em conta somente o segmento de pesados, a Volvo ficou com 30% de market share, emplacando 18.838 unidades, o que também representou um crescimento de de 20% em comparação ao ano de 2023. 

A Volvo também teve como destaque em 2024, a linha de caminhões VM, com 7.462 exemplares vendidos. O Volvo VM 290 foi o líder de vendas entre os semipesados com 4.026 caminhões vendidos.  “Nossa liderança de muitos anos na soma dos segmentos de pesados e semipesados atesta a confiança dos transportadores na marca Volvo, em nossos caminhões e na estrutura de serviços de nossa rede de concessionárias”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Volvo VM 290
Foto | Pablo Vaz/Volvo/Divulgação – Volvo VM 290

Já entre os caminhões vocacionais pesados destinados ao fora de estrada e também a aplicações mais severas, a Volvo registrou sua maior participação nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44% de market share) e cana-de-açúcar (29% de market share). 

O VMX na versão off road teve 3 mil unidades vendidas em 2024, representando 40% das vendas da linha VM. 

Planos de Serviços

A Volvo também apresentou crescimento em outra modalidade de negócios com seus planos de serviços. No ano passado, nove em cada dez caminhões entregues aos clientes tinham Planos de Serviços Volvo. Em números atuais, a marca tem mais de 50 mil contratos ativos, numa evolução de 10% em relação ao ano anterior.

De acordo com a marca, os Planos de Serviços são uma ferramenta fundamental para redução de custos operacionais dos transportadores. Sua versão mais completa (Plano Ouro) prevê todo o suporte para a gestão e manutenção da frota, incluindo a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) – com planejamento das paradas e agendamento para manutenções preventivas –, manutenções corretivas, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e a gestão de frota via Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca. “Os Planos de Serviços não param de crescer. Pela primeira vez na história, atingimos essa marca de cobertura equivalente a 90% dos emplacamentos”, celebra Alcides Cavalcanti.

Condução Inteligente

A Volvo também celebra o crescimento de 40% nos contratos de serviço Condução Inteligente Volvo (CIV) que é uma consultoria da marca para aprimorar a gestão de combustível dos transportadores. O serviço utiliza a alta conectividade dos caminhões para gerar dados de desempenho. Por meio de Inteligência Artificial, o sistema da Volvo compara caminhões de aplicações e rotas similares de todo o Brasil. Essas análises são oferecidas aos transportadores com dados anonimizados em relatórios periódicos de fácil interpretação, o que permite acompanhar o potencial de melhoria no consumo de combustível e a redução de emissões. Os documentos também incluem orientações individuais para cada motorista, elaboradas por especialistas da Volvo em condução econômica.