Modelo se destaca pela tecnologia avançada e robustez, sendo o preferido em diferentes setores, do agronegócio à indústria
O Volvo FH 540 segue firme como o caminhão mais vendido no Brasil, com 7.765 emplacamentos registrados em 2024, segundo dados divulgados ontem pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de todas as marcas. Entre os pesados, o modelo 460 também se destaca como o segundo mais vendido, com 4.956 unidades licenciadas no mesmo período.
“Nosso modelo se destaca pela avançada tecnologia, que resulta em mais segurança, economia e produtividade aos transportadores dos mais diversos segmentos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “É um veículo extremamente robusto, com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo aos transportadores retorno financeiro em todo o ciclo de operação do veículo na frota”, completa.
Desde seu lançamento no Brasil, o Volvo FH já ultrapassou a marca de 200 mil unidades entregues. Com a linha 2025, o modelo traz recursos aprimorados de Inteligência Artificial (IA), como o I-See, que agora prevê não apenas subidas e descidas, mas também curvas e rotatórias, ajustando automaticamente as marchas para otimizar o desempenho e a segurança durante as viagens.
Outra inovação é o Leitor de Placas de Trânsito, que utiliza IA para identificar a sinalização ao longo das vias, exibindo informações como limites de velocidade e alertas de obras diretamente no painel de instrumentos. Essa tecnologia aumenta a segurança ao motorista, minimizando riscos de situações que poderiam passar desapercebidas.
Visando seu ideal de “Zero Acidentes”, a Volvo introduziu retrovisores por câmeras na linha 2025 do FH. Com monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras oferecem uma visão ampla e nítida, alcançando áreas maiores que os espelhos tradicionais. A visibilidade noturna também foi aprimorada com o uso de luz infravermelha, garantindo imagens cristalinas mesmo em condições adversas.
Além dos ganhos em segurança, as câmeras contribuem para a eficiência aerodinâmica, reduzindo o consumo de combustível e o ruído ao cortar o ar. “É um caminhão com versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro”, celebra Cavalcanti.
O Volvo FH 540, na configuração 6×4, é amplamente utilizado no agronegócio brasileiro, especialmente no transporte de grãos em longas distâncias, conectando o campo aos terminais portuários e às indústrias. Já o FH460, na versão 6×2, atende a segmentos como cargas industrializadas, operações logísticas e transporte de veículos.
Combinando avanços tecnológicos, segurança e eficiência, o Volvo FH consolida sua posição de liderança e se reafirma como a principal escolha entre transportadores brasileiros desde 2019.
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