Volvo FM Electric será testado em coleta de lixo de Curitiba

Curitiba testa caminhão elétrico para coleta de resíduos urbanos

Foto | Volvo/Divulgação

Em uma iniciativa inovadora para reduzir as emissões de CO2 dos veículos de serviço, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba iniciou um teste com um caminhão Volvo FM Electric na frota da Cavo, empresa responsável pela coleta de resíduos na capital paranaense.

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Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental

Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo

O período de teste, que terá duração de três meses, envolve um caminhão Volvo FM Electric 4×2 rígido, equipado com dois motores elétricos que, combinados, geram 450 cv. O veículo conta com quatro baterias que totalizam 360 kWh de energia, permitindo uma autonomia de até 150 quilômetros. Após a jornada diária, o caminhão será recarregado eletricamente no pátio da Cavo.

Volvo FM Electric 4x2 rígido
Foto | Volvo/Divulgação

Impacto Ambiental

A adoção de caminhões elétricos representa um ganho ambiental significativo. Em comparação com um caminhão a diesel equivalente, que percorre cerca de 50 mil quilômetros por ano, o modelo elétrico economiza aproximadamente 20 mil litros de combustível e evita a emissão de 60 toneladas de CO2. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Mildenberg. Em 2023, a Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) registrou o emplacamento de cerca de 900 caminhões com compactadores de lixo no Brasil.

Tecnologia de Ponta

Produzido na Suécia, o Volvo FM Electric tem parte de seu projeto mecânico, elétrico e hidráulico desenvolvido no Brasil. Sua arquitetura facilita a instalação de implementos, como compactadores de lixo de 15 metros cúbicos. O veículo é equipado com uma tomada de força conectada diretamente à caixa de câmbio I-Shift, permitindo versatilidade na implementação de diferentes equipamentos.

Volvo FM Electric 4x2 rígido
Foto | Volvo/Divulgação

Segurança e Conforto

O caminhão é projetado para atender à norma NR34, que regula os equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil. A cabine espaçosa acomoda confortavelmente o motorista e três membros da equipe de limpeza. Com suspensão a ar nos dois eixos e freios regenerativos, que convertem energia da frenagem em eletricidade, o Volvo FM Electric também possui um sistema de câmeras de monitoramento traseiro, tecnologia de detecção de pedestres e ciclistas, airbag, controle de estabilidade e tração, detector de sonolência, e faróis de LED.

Inovações de Segurança

Um dos destaques é o sistema Avas, alerta sonoro desenvolvido pela Volvo para aumentar a segurança dos pedestres. Devido ao silêncio dos motores elétricos, a tecnologia emite sons discretos através de alto-falantes em diversas situações, como ao parar, arrancar, acelerar, desacelerar ou dar ré.

Compromisso Ambiental da Volvo

A Volvo compromete-se a reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar 100% de redução até 2040. A empresa trabalha em três frentes: motores a combustão com combustíveis renováveis, veículos totalmente elétricos e veículos elétricos com célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, a Volvo começou a oferecer esses veículos no Brasil em caráter experimental desde 2023.

Futuro da Mobilidade Urbana

Essa iniciativa em Curitiba representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável no transporte urbano de resíduos, alinhando-se às metas globais de redução de emissões e promovendo inovações tecnológicas no setor de veículos pesados.