Curitiba testa caminhão elétrico para coleta de resíduos urbanos
Em uma iniciativa inovadora para reduzir as emissões de CO2 dos veículos de serviço, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba iniciou um teste com um caminhão Volvo FM Electric na frota da Cavo, empresa responsável pela coleta de resíduos na capital paranaense.
VEJA TAMBÉM:
Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental
Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo
O período de teste, que terá duração de três meses, envolve um caminhão Volvo FM Electric 4×2 rígido, equipado com dois motores elétricos que, combinados, geram 450 cv. O veículo conta com quatro baterias que totalizam 360 kWh de energia, permitindo uma autonomia de até 150 quilômetros. Após a jornada diária, o caminhão será recarregado eletricamente no pátio da Cavo.
Impacto Ambiental
A adoção de caminhões elétricos representa um ganho ambiental significativo. Em comparação com um caminhão a diesel equivalente, que percorre cerca de 50 mil quilômetros por ano, o modelo elétrico economiza aproximadamente 20 mil litros de combustível e evita a emissão de 60 toneladas de CO2. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Mildenberg. Em 2023, a Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) registrou o emplacamento de cerca de 900 caminhões com compactadores de lixo no Brasil.
Tecnologia de Ponta
Produzido na Suécia, o Volvo FM Electric tem parte de seu projeto mecânico, elétrico e hidráulico desenvolvido no Brasil. Sua arquitetura facilita a instalação de implementos, como compactadores de lixo de 15 metros cúbicos. O veículo é equipado com uma tomada de força conectada diretamente à caixa de câmbio I-Shift, permitindo versatilidade na implementação de diferentes equipamentos.
Segurança e Conforto
O caminhão é projetado para atender à norma NR34, que regula os equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil. A cabine espaçosa acomoda confortavelmente o motorista e três membros da equipe de limpeza. Com suspensão a ar nos dois eixos e freios regenerativos, que convertem energia da frenagem em eletricidade, o Volvo FM Electric também possui um sistema de câmeras de monitoramento traseiro, tecnologia de detecção de pedestres e ciclistas, airbag, controle de estabilidade e tração, detector de sonolência, e faróis de LED.
Inovações de Segurança
Um dos destaques é o sistema Avas, alerta sonoro desenvolvido pela Volvo para aumentar a segurança dos pedestres. Devido ao silêncio dos motores elétricos, a tecnologia emite sons discretos através de alto-falantes em diversas situações, como ao parar, arrancar, acelerar, desacelerar ou dar ré.
Compromisso Ambiental da Volvo
A Volvo compromete-se a reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar 100% de redução até 2040. A empresa trabalha em três frentes: motores a combustão com combustíveis renováveis, veículos totalmente elétricos e veículos elétricos com célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, a Volvo começou a oferecer esses veículos no Brasil em caráter experimental desde 2023.
Futuro da Mobilidade Urbana
Essa iniciativa em Curitiba representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável no transporte urbano de resíduos, alinhando-se às metas globais de redução de emissões e promovendo inovações tecnológicas no setor de veículos pesados.
Comentários