Volvo Caminhões

Volvo lança versão do caminhão FH com Biodiesel 100%

Mas compra do caminhão é condicionado a avaliação da marca e somente com autorização da ANP

Foto | Volvo/Divulgação – Volvo FH com motor apto a rodar com Biodiesel é vendido sob consulta

A Volvo anunciou o lançamento de uma nova versão do caminhão FH, agora capaz de operar com 100% de biodiesel (B100). Contudo, a comercialização dessa versão depende de uma análise prévia pela equipe de engenharia da fábrica. Além disso, os transportadores interessados precisarão obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), já que o B100 ainda não está disponível comercialmente para veículos no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

A iniciativa responde a demandas de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, principalmente a partir de soja. Para utilizar o B100, esses transportadores deverão solicitar a aprovação da ANP, que mantém rígidos controles sobre a produção e armazenamento desse combustível. “Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Caminhões abastecidos exclusivamente com biodiesel podem reduzir entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo da matéria-prima utilizada.

O projeto para operar com 100% de biodiesel inclui um motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca, disponível apenas para o Volvo FH. Esta solução única no mercado permite que os transportadores escolham diferentes proporções de biodiesel, desde o B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) até o B100 (biodiesel puro). “Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no País. Assegura também facilidade no momento da revenda futura do veículo”, explicou Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Foto | Volvo/Divulgação

O uso do B100 é restrito a veículos fabricados especificamente para essa configuração. “Não é possível usar biodiesel 100% em caminhões que não foram produzidos para isso. As versões regulares dos veículos estão preparadas para uso com o diesel S10 padrão disponível no País”, destacou Valério.

A disponibilização de caminhões compatíveis com biodiesel B100 é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento da Volvo em combustíveis alternativos, focando na redução de emissões. Globalmente, a marca oferece uma ampla gama de opções, incluindo biodiesel, diesel verde HVO (óleo vegetal tratado com hidrogênio) e biogás GNL (gás natural liquefeito). Com presença em mais de 100 países, a Volvo atende diversas necessidades de transporte em diferentes mercados. “Investimos não apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que possam descarbonizar o transporte atualmente”, declarou Roberto Gribosi, estrategista de produto caminhões da Volvo.

Pioneira em soluções ambientalmente corretas, a Volvo possui metas globais ambiciosas. A empresa pretende reduzir em 50% as emissões de CO2 dos veículos até 2030 e alcançar zero emissões até 2040. As novas tecnologias em motores a combustão, utilizando combustíveis renováveis, são essenciais para essa estratégia. Outros pilares incluem veículos elétricos a bateria (BEV), já disponíveis em diversos mercados, incluindo o Brasil, e elétricos com célula de combustível (Fuel Cell), em teste nas rodovias europeias.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago