Volvo Caminhões

Volvo moderniza seu campo de provas no Brasil

Instalado ao lado da fábrica de Curitiba (PR), campo de provas da Volvo caminhões é o maior fora da Europa

Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo Caminhões finaliza as obras de expansão e modernização do seu campo de provas instalado em seu complexo industrial de Curitiba (PR). A pista é usada para testes de caminhões e ônibus e é a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa.

“Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes”, declara Rafael Barreto, diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina.

De acordo com a marca sueca, a área total tem cerca de 87 mil m². O campo conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto e certificação de ruído. “Os testes realizados neste novo campo de provas reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e de toda a América Latina”, diz Barreto. A última etapa, relacionada às pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, foi concluída no começo deste mês.

No complexo, os engenheiros e técnicos da Volvo usam métodos de testes que vêm sendo constantemente desenvolvidos e aprimorados para acompanhar a evolução do mercado e as aplicações dos caminhões. “Isso se traduz em veículos mais robustos, avançados e com melhor performance para os transportadores em todo o mundo”, explica o executivo. Ele lembra que ter uma infraestrutura de testes tão completa oferece agilidade no desenvolvimento e na adequação dos veículos, respondendo rapidamente às crescentes necessidades dos operadores de transporte.

Laboratório

O campo é um verdadeiro laboratório para o desenvolvimento de veículos pesados. Ele está posicionado a poucos metros dos escritórios de engenharia da Volvo no Brasil, facilitando o trabalho dos engenheiros brasileiros e do exterior, garantindo flexibilidade para os novos projetos de caminhões desenvolvidos no Brasil, em conjunto com os especialistas de outros países. O complexo também permite sinergia com as demais áreas de negócio do Grupo Volvo, bem como a redução de emissões de gases, uma vez que os testes são concentrados, otimizados, e realizados dentro da própria fábrica.

As obras se estenderam por quase três anos e demandaram um esforço de várias áreas da Volvo, principalmente da engenharia do Brasil e da Suécia. Respeitando todas as demandas e limites ambientais, em seu período de construção foram movimentados 170 mil m³ de terra, o equivalente a 14 mil caminhões caçamba.

Foto | Volvo/Divulgação
Redação

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