Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa de usar caminhões elétricos faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações da Volvo no Brasil

Volvo FM Electric
Foto | Rodolfo Buhrer/Volvo/Divulgação – Volvo usa caminhões elétricos em operações de logística em sua fábrica

A Volvo deu início à fase experimental do uso de caminhões elétricos em sua logística interna, abastecendo as linhas de produção de seu complexo industrial em Curitiba (PR). A iniciativa, que faz parte de um estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) sobre a distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos, visa reduzir as emissões de CO2 e faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização. A previsão é que a operação resulte em uma redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano.

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A operação, conduzida pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, envolve dez caminhões Volvo FM Electric, que percorrem rotas no Paraná e em Santa Catarina até a fábrica da Volvo. “Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles/veículos com zero emissões)”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.

Os caminhões FM Electric da Volvo rodam até 380 quilômetros por dia, em múltiplas viagens entre os fornecedores e a fábrica. As baterias são recarregadas durante os intervalos e ao fim de cada jornada. “Além de ajudar nossos clientes na descarbonização de suas frotas, temos a meta de reduzir emissões em nossas próprias operações industriais e de transporte, chegando a zero CO2 em 2040. O uso de caminhões pesados elétricos é parte importante dessa iniciativa”, observa Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo.

Volvo FM Electric
Foto | Rodolfo Buhrer/Volvo/Divulgação

Entre os componentes transportados estão os quadros de chassi dos ônibus e caminhões, em um sistema de gestão Just In Time, que requer entregas precisas e sem atrasos para não comprometer o fluxo de produção. “Os caminhões Volvo FM Electric entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção diversas vezes ao dia, nos dois turnos de atividade da planta. Além de zero emissões, há redução substancial de ruído”, assegura Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos da Volvo.

A eletrificação da logística de peças é um marco na jornada sustentável da Volvo no Brasil. A fábrica de Curitiba já utiliza energia proveniente de fontes 100% renováveis, e seus resíduos são destinados de forma circular há mais de 15 anos, evitando o envio de mais de 50 mil toneladas para aterros. Recentemente, a Volvo também adotou o Diesel Verde R5 para abastecer seus veículos, evitando a emissão de 400 toneladas anuais de CO2. “A introdução de caminhões elétricos em nossa logística de recebimento de peças é mais uma das diversas ações para reduzir ainda mais nossa pegada de carbono”, diz Bettina.

A Volvo lidera o mercado de caminhões elétricos desde 2019, quando foi a primeira montadora tradicional a oferecer veículos 100% elétricos na Europa. Atualmente, são 4.200 caminhões elétricos Volvo em operação em 48 países, parte do objetivo da marca de reduzir suas emissões de CO2 em 50% até 2030 e 100% até 2040.

No Brasil, o modelo elétrico disponível é o Volvo FM Electric, um caminhão pesado com capacidade de até 50 toneladas e potência de 490 kW (660 hp). Dependendo do tipo de carregador, o tempo de recarga varia entre 1h30 e 8 horas. O modelo é indicado para diversas operações, como transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bens de consumo, destacando-se pelo conforto, segurança e baixos níveis de ruído.