Categories: Volvo Caminhões

Volvo testa na Europa caminhão movido com células de combustível a hidrogênio

Com zero emissões, as células de combustível alimentadas por hidrogênio permite gerar eletricidade a bordo gerando autonomia de até 1.000 km

A Volvo Trucks apresenta e começa a testar na Europa caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Segundo a marca sueca a nova tecnologia gera eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água.

Nos mercados americano e europeu, a Volvo Trucks já comercializa caminhões elétricos a bateria. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos. A marca sueca aumentará suas opções neutras em CO2 até o fim desta década com os caminhões elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.

Foto | Volvo/Divulgação – Caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel

Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte

Roger Alm, presidente da Volvo Trucks

De acordo com a Volvo, os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.

Eletricidade gerada a bordo

Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

Foto | Volvo/Divulgação – Autonomia de caminhões movidos a célula de combustível pode chegar a 1.000 km

Células de combustível Cellcentric

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde* em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

Foto | Volvo/Divulgação – Nova tecnologia estará disponível até o fim desta década
Redação

Recent Posts

Foton inaugura concessionária em Joinville

Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.

1 semana ago

Sustentabilidade: ESG impulsiona inovação no setor logístico

Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.

2 semanas ago

Ford marca presença na Show Safra com novidades

Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…

2 semanas ago

FPT Industrial amplia rede de distribuidores no Nordeste

O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…

2 semanas ago

Mercado de ônibus elétricos cresce 923% no Brasil e BYD lidera setor

Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.

3 semanas ago

VWCO reforça frota do transporte público de Aracaju

Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.

3 semanas ago