Foi no dia 10 de março de 1981 que saíram da linha de montagem da Fábrica 4, em São Bernardo do Campo, as primeiras unidades dos Volkswagen 11.130 e 13.130, que marcaram o início das operações da VW Caminhões no Brasil. Segundo a marca, a o longo de 40 anos, a VWCO produziu mais de 1 milhão de veículos, entre ônibus e caminhões, que vão de leves a pesados.
VEJA TAMBÉM:
VW LANÇARÁ O E-METEOR SEU EXTRAPESADO ELÉTRICO
A Volkswagen Caminhões foi criada em fevereiro de 1981, e originou-se da filial nacional da Chrysler, adquirida em julho de 1979 pelo Grupo Volkswagen. Logo após o anúncio da mudança de sua razão social, a montadora começou a testar os primeiros protótipos de caminhões em São Bernardo do Campo, com acompanhamento da matriz do Grupo em Wolfsburg, na Alemanha.
Cara chata
Os veículos traziam uma grande inovação para a época: a cabine avançada, conhecida popularmente como “cara chata”, num mercado dominado por veículos dotados de frente convencional, com o motor posicionado à frente do motorista. A estreia da Volkswagen, enfrentando marcas já consagradas no país, também representou um marco para a indústria de veículos comerciais. Na sequência, os primeiros modelos leves, de seis toneladas, foram lançados já em 1982.
Força bruta
As novidades brasileiras Volkswagen eram simples e robustas: no VW 11.130, motor diesel MWM, caixa de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão por molas semielípticas e amortecedores, freios hidráulicos com auxílio a vácuo e direção mecânica. Já o VW 13.130, além do chassi e embreagem reforçados e de novas relações na transmissão, trazia rodas estampadas (mais tarde as raiadas tomariam o seu lugar), freios a ar e direção hidráulica. Os dois modelos foram apresentados com três opções de distâncias entre eixos. As cores de cabine oferecidas nos modelos de 1981 eram o amarelo, o vermelho, o azul e o bege.
Teve bolo
O lançamento dos primeiros caminhões Volkswagen aconteceu em dois eventos públicos, um em Brasília (DF) e outro exclusivo para a imprensa em Salvador (BA) também em março de 1981, Uma curiosidade: os engenheiros e técnicos envolvidos no projeto celebraram o êxito do projeto na mesma garagem onde desenvolveram os caminhões, numa festa singela com direito a bolo, cachorro quente e salgadinhos.
Comentários