Vans

Citröen lança ë-Jumpy Hydrogen no mercado europeu

Foto | Citroën/Divulgação

Se veículos elétricos já se tornaram uma realidade tanto no transporte individual, assim como coletivo e de cargas, as opções que usam célula de combustível de hidrogênio ainda são poucas. A tecnologia é apontada como uma das soluções mais eficientes para mobilidade devido ao impacto nulo ao meio ambiente. E nessa toada a Citroën acaba de apresentar o ë-Jumpy Hydrogen.

Segundo a marca francesa, o comercial leve movido a hidrogênio oferece 400 quilômetros de autonomia. Pode não parecer supreendente diante de veículos elétricos que superam os 600 km e caminhões que podem chegar a mil quilômetros com uma uma única carga. A diferença está no tempo da recarga.

O furgão frances pode ser reabastecido em apenas 3 minutos. Performance que nem o mais potentes do eletropostos e nem as mais robustas baterias conseguem igualar.

“O ë-Jumpy Hydrogen veio completar nossa gama de veículos utilitários leves. Com sua arquitetura que combina célula combustível de hidrogênio e bateria, nosso furgão reúne o melhor das duas tecnologias. Os diferentes componentes foram integrados de forma inteligente, de modo a não afetar a capacidade de carga do veículo, um parâmetro essencial para os profissionais do segmento. O ë-Jumpy Hydrogen atende às necessidades e às utilizações dos profissionais, com uma autonomia de mais de 400 km, um menor impacto da temperatura externa sobre a autonomia, um tempo de carga de apenas 3 minutos e uma maior capacidade de recuperar a energia nas desacelerações”, afirma a diretora de Produto e Estratégia da Citroën, Laurence Hansen

Assim, o ë-Jumpy Hydrogen se apresenta como solução para o frotista que atende a clientes intermunicipais, que precisa deslocar para mais de uma cidade vizinha no mesmo dia.

ë-Jumpy por dentro

O ë-Jumpy Hydrogen é totalmente elétrico e conta com duas fontes de energia: uma célula de combustível de 45 kW que produz eletricidade ao consumir o hidrogênio armazenado num tanque de 3 cilindros com pressão de 700 bar, e uma bateria de 10,5 kWh que representa uma reserva de 50 km e entra automaticamente em ação quando o tanque de hidrogênio está vazio. A célula de hidrogênio garante a autonomia do veículo, enquanto a bateria é solicitada nas fases de transição, como as fortes acelerações ou declives que requerem mais potência. As duas fontes de energia combinadas permitem alimentar o motor e acionar o grupo motopropulsor. Para garantir um nível de carga suficiente, a bateria, que recupera a energia nas fases de desaceleração, se recarrega automaticamente graças à eletricidade produzida pela célula de combustível de hidrogênio. Ela também pode ser recarregada usando um cabo numa estação de recarga de veículos elétricos.

O Jumpy, produzido na fábrica de SevelNord, será convertido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de células de hidrogênio do Grupo Stellantis, em Russelsheim na Alemanha. Disponível em dois tamanhos, M (4,95 m) e XL (5,30 m), as primeiras unidades do ë-Jumpy Hydrogen deverão ser entregues aos clientes de frotas no outono (europeu) de 2021.

“A Citroën lançou uma ampla ofensiva no segmento de veículos utilitários, oferecendo uma gama inteiramente eletrificada a partir de 2021 no mercado europeu, com crescimento de 26% em 2020. Mas a Citroën vai ainda mais longe. Sempre fiel ao seu desejo de se inspirar nos profissionais e em suas utilizações cotidianas, ela agora completa sua oferta de furgões elétricos com a versão a hidrogênio do Citroën Jumpy. Essa nova tecnologia é ideal para os clientes que percorrem regularmente distâncias mais longas ou que precisam reabastecer rapidamente. A Citroën dispõe de uma gama diversificada de veículos utilitários eletrificados adaptados aos profissionais, que podem assim realizar suas atividades sem interrupções e em adequação com as exigências cada vez maiores, mas também com os desafios ambientais e as crescentes restrições de acesso ao centro das cidades. ”, comentou Anne-Lise Richard, Responsável da Business Unit Veículos Eletrificados Stellantis

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

5 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

6 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

7 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago