Lançada no Brasil em 1997, a Mercedes-Benz Sprinter celebra 25 anos de Brasil
Apenas dois anos depois de estrear na Alemanha, a Mercedes-Benz Sprinter foi lançada no Brasil em 1997. O modelo que completa 25 anos de Brasil foi o responsável pela introdução de Large Vans, veículos comerciais de médio porte, com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas.
VEJA TAMBÉM:
Produzida na Argentina, a Mercedes-Benz Sprinter chegou para suprir a necessidade de um veículo de médio porte, boa capacidade de carga e passageiros, capaz de se movimentar com agilidade no trânsito pesado das grandes cidades e garantir facilidade de carga e descarga num cenário onde os caminhões tradicionais enfrentavam dificuldades de operação. A nova linha antecipou, de certa forma, o aumento exponencial do comércio eletrônico e a demanda por entregas urbanas, potencializada nos últimos dois anos. A recém-chegada logo ganhou a confiança dos clientes e usuários e, com o passar dos anos, tornou-se parte da paisagem urbana brasileira. Mais de 180 mil unidades da Sprinter circulam hoje no Brasil.
A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país. Ela demonstra perfeitamente o foco da Mercedes-Benz no atendimento das necessidades do cliente, cada vez mais diversificadas e especializadas, com a maior eficiência, confiabilidade e praticidade
Carlos Garcia, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
A linha Sprinter é oferecida nas opções van para passageiros, furgão, vidrado, furgão chassi cabine. São 87 possibilidades de configuração que possibilitam ao cliente a escolha do modelo mais apropriado às suas necessidades. A gama vai desde as vans de passageiros para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Entre outras utilizações destacadas estão as ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes.
Em seus 25 anos de trajetória, a Sprinter acumulou uma coleção de prêmios conferidos pela imprensa especializada. Entre os mais recentes se destacam o Melhor Valor de Revenda, da agência Autoinforme, o Melhor Compra, da revista Quatro Rodas, Campeão de Vendas e Campeão de Revenda, da Frota & Cia e Melhor Furgão e Melhor Chassi-cabine do jornal O Estado de S. Paulo.
A Sprinter é comercializada por meio da rede de concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, que conta com mais de 180 pontos em todo o país, onde os clientes encontram consultores de vendas preparados para entender a operação para indicar a melhor configuração de veículo dentre as 87 possibilidades e também atendimento técnico capacitado e serviços de pós-venda. Além disso, a linha é atendida de forma exclusiva por oito Van Centers especializados: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo, um em Fortaleza e um em Curitiba
Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter ganhou sua segunda geração em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista. Em sua terceira geração, a atual, a Sprinter oferece importantes recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.
A Sprinter também traz ar-condicionado potente com controle digital, partida do motor sem chave, direção elétrica, volante multifuncional e sistema multimídia. O conceito do cockpit é ser o mais aproximado possível de um automóvel, para maior conforto do motorista. A interatividade é assegurada pelo sistema MBUX, com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento de smartphones compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e transmissão de áudio via Bluetooth.
Lançada em março deste ano, a nova linha Sprinter Street 315 CDI conta com a eficiência do novo motor a diesel OM654 de quatro cilindros e 163 cv, que tem como característica o desempenho operacional combinado à redução nas emissões, o que fortalece sua vocação para o transporte em trechos urbanos e mistos. A transmissão manual de seis marchas, com alavanca posicionada na parte inferior do painel, se caracteriza pela suavidade na inserção de marchas e garante melhor aproveitamento de torque, maior agilidade no trânsito, economia de combustível e baixas emissões.
O novo motor tem bloco de alumínio, com peso reduzido, e se caracteriza pelo funcionamento mais silencioso e com menos vibrações. Para melhor desempenho e durabilidade, os cilindros contam com revestimento NANOSLIDE, que diminui o atrito. Do ponto de vista ambiental, o motor OM654 também reduziu o índice de emissões com a adoção de sistemas de recirculação e pós-tratamento dos gases de escape. Segundo os critérios de medição do Inmetro, o consumo é 6% menor na cidade e 11% melhor na estrada.
A linha Sprinter já nasceu com uma proposta flexível, oferecendo três versões básicas prevendo usos variados: furgão, van e chassi com cabine. A terceira geração inclui também o furgão vidrado, que possibilita uma ampla variedade de configurações para transporte de pessoas.
As opções dimensionais para os furgões são nada menos que 16. Os furgões Sprinter 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI são oferecidos com três opções de comprimento: curto, longo e extralongo, e quatro de capacidade volumétrica, com 7,5 m³, 9m³, 10,5m³ e 14 m³. Já o 516 CDI, com maior capacidade, tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos. Um dos grandes destaques das versões Street é poderem ser dirigidas por motoristas com habilitação categoria B. Vários pacotes de acabamento são oferecidos para cada modelo, multiplicando a diversidade à disposição dos compradores.
Maior ainda é o número de opções da Sprinter Van, que começam por cinco diferentes capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Somam-se a elas vários pacotes de equipamento, que incluem itens de conforto como ar-condicionado frontal e traseiro e assentos de luxo e recursos tecnológicos, como o piloto automático.
A linha inclui ainda a Sprinter Truck, chassi com cabine, que possibilita adaptações praticamente sem limites para as mais diversas finalidades. Há três opções básicas, com capacidade de carga de 3.500 kg, 4.100 kg e 5.000 kg, a primeira e a última com duas variantes de distância entre eixos. Todas as versões podem ter pacote Comfort ou Hi-Tech e a Sprinter Truck 516 CDI com maior distância entre eixos conta também com o pacote Motorhome, voltado para essa aplicação, que tem como diferencial o assento do passageiro simples (nas outras versões ele comporta duas pessoas).
A Sprinter tem um ano de garantia de fábrica, que pode ser ampliada por mais um ou dois anos com a contratação da Garantia Adicional, que pode ser ampliada para cobrir, além do powertrain, o sistema de injeção, sistemas elétricos do motor e do veículo, suspensão, direção, ar-condicionado e freios.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…