Montadora amplia linha com Furgão Cargo e Vidrada Longa; modelo aposta em mais conforto, conectividade e capacidade de carga

A Ford lançou oficialmente a linha Transit 2026 no Brasil com importantes novidades para o setor de transporte comercial. O modelo chega mais equipado e incorpora duas novas versões: a Furgão Cargo e a Vidrada Longa com rodado simples, ambas com foco em versatilidade e aumento da produtividade.
VEJA TAMBÉM:
A principal novidade da versão Furgão Cargo é o Peso Bruto Total (PBT) homologado de até 4 toneladas, o que permite 500 kg a mais de capacidade de carga. Segundo a Ford, esse ganho é especialmente relevante para operadores que atuam no sistema milk-run — modelo logístico em que o veículo percorre rotas fixas para coleta ou entrega.

“A Transit Furgão Cargo atende à demanda dos transportadores que trabalham no sistema de milk-run. Como o veículo sai carregado de manhã e roda até completar o roteiro de distribuição, uma carga útil maior permite otimizar a operação diária, fazendo mais entregas por viagem”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento de Produto da Ford América do Sul.
Além disso, o novo PBT facilita a conversão da van em ambulâncias e UTIs móveis, que geralmente exigem capacidade extra para transportar equipamentos médicos.
Já a versão Transit Vidrada Longa, com configuração L4H3 (longa com teto alto e rodado simples), é voltada para o transporte de passageiros e pode receber diferentes arranjos de bancos, conforme a necessidade do cliente. A estrutura permite também a instalação de um compartimento traseiro de bagagem, sem prejudicar o espaço interno.
“A Transit Vidrada Longa atende a uma demanda importante das empresas que operam com fretamento, traslado de aeroporto e transporte de executivos, em que os passageiros viajam com bagagem”, afirma Daniel Santos. “Com o teto alto e o rodado simples, é possível instalar um piso flutuante na traseira com estrutura de bancos em cima e portas-malas embaixo.”
Essa versão pode ser adaptada, por exemplo, para o transporte executivo de até 18 passageiros ou transporte escolar com até 29 lugares, mantendo espaço para bagagens. O uso de rodado simples também reduz custos com pedágio e pneus, segundo a montadora.

Mais conectividade, segurança e conforto
Toda a linha Ford Transit 2026 recebeu melhorias tecnológicas. A nova arquitetura eletrônica é oito vezes mais rápida e permite atualizações remotas (over-the-air). O painel digital de 8 polegadas traz sistema Eco, que orienta o motorista a dirigir de forma mais eficiente, e a central multimídia de 12 polegadas conta com comandos intuitivos que reduzem distrações ao volante.
Entre os novos itens, estão:
- sistema de monitoramento de ponto cego
- espelhos com rebatimento elétrico
- monitoramento da pressão dos pneus
- ar-condicionado digital
- alarme perimetral
Os modelos mantêm ainda equipamentos avançados de segurança como:
- piloto automático adaptativo
- frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
- sistema de manutenção na faixa
- câmera de ré
- sensor de estacionamento dianteiro
- farol alto automático
- sensor de chuva
- alerta de restrições
Todos esses recursos garantem à Transit a classificação Platinum no Euro NCAP, o mais alto nível de segurança da categoria.

Sob o capô, a linha continua equipada com o motor 2.0 EcoBlue diesel de 165 cv, com opções de transmissão manual de seis marchas ou automática de 10 marchas. Outro diferencial é a oferta de quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar – adaptáveis a diferentes condições de uso.
“Além da conectividade embarcada de fábrica sem custo adicional, que agiliza o controle e os serviços, a Nova Transit vem com dois anos de garantia sem limite de quilometragem e oferece um custo total de operação menor que o principal concorrente”, afirma Ivan Nakano, gerente comercial da Ford Pro.

Comentários