As linhas Volvo FH, FM e FMX ganham motor D13K Euro 6 e a gama VM passa a contar como propulsor Volvo D8K. Marca também adicionou novos itens de série
Por Marlos Ney Vidal
De Curitiba (PR)
A Volvo lança seus caminhões com motorização Euro 6 com foco em economia de combustível e também menos poluentes. Caminhões FH, FM e FMX recebem motor de D13 litros K Euro 6 produzido localmente e a linha VM passa a contar com motor Volvo D8 litros de K Euro 6 montado no Brasil com componentes importados.
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Motor D13K dos Volvo FH, FM e FMX
O novo motor D13K produzido no Paraná chega nas potências 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. De acordo com a Volvo, o motor conta com sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases. O propulsor está com componentes mais robustos e um novo sistema Common Rail com bicos injetores de alta pressão mais precisos. O D13K também com a exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões. A economia de combustível pode chegar até 8% em relação ao anterior.
Além do motor D13K completamente reformulado, a Volvo também introduziu novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em apenas 900 rpm. Ele também deixou o motor mais silencioso.
Todos os caminhões da Série F Euro 6 passam a vir de série com o freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake Plus).
Os Volvo FH, FM e FMX Euro 6 também são equipados com a Aceleração Inteligente Volvo que ajuda na economia de combustível através de algoritmos desenvolvidos pela engenharia que identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa. Outro dispositivo pioneiro mantido é o I-See pré-mapeado, uma das mais modernas tecnologias já desenvolvidas pela marca, tornando o veículo ainda mais inteligente e conectado. Desde o início da viagem o I-See pré-mapeado recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economizar combustível.
Câmbio I-Shift de 7ª geração é comum as linhas FH, FM, FMX e VM
Os caminhões Volvo Euro 6 também passam a contar com um novo câmbio I-Shift de sétima geração. As mudanças deixaram as trocas de marchas até 30% mais rápidas que a transmissão anterior. O câmbio manual de nove velocidades continua disponível como opcional para a linha VM ou para versões específicas, como o VM City.
Volvo FH está mais seguro
Todos os modelos rodoviários do Volvo FH Euro 6 trazem de série o que há de melhor e mais avançado para proteger os ocupantes dos caminhões e os usuários das estradas:
- Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Possibilitam ainda desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.
- Piloto Automático Adaptativo – agora de série para o FH rodoviário, um radar instalado na cabine monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. Reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando. Chamada de Stop & Go, esta é uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.
- Frenagem de Emergência – Alerta visual e sonoro que avisa o motorista da possibilidade de colisão, podendo acionar o freio de emergência para tentar evitar acidentes.
- ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
- Piloto automático de descida – tecnologia que mantém velocidade programada e controlada mesmo em declives acentuados.
- VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, economizando combustível, lonas ou pastilhas de freios. A versão “+”, de alta potência de frenagem, agora é de série em todos os motores da linha F.
- Airbag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Atua em conjunto com o pré-tensionador do cinto de segurança. Item de série na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
- Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
- Espelhos auxiliares – posicionados na parte lateral e frontal, ajudam a reduzir pontos cegos em manobras.
- Controle de tração – aumenta a capacidade de controle em pisos de baixa aderência, como em caso de chuva, lama ou outros terrenos escorregadios.
- Bloqueio automático do diferencial – acionado automaticamente em terrenos acidentados, ou pisos escorregadios. Melhora a capacidade de tração do veículo e diminui o risco de acidentes.
- Auxílio de partida em rampa – mantém os freios da composição ativados até que o
- caminhão avance nos arranques em subida.
- Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática – ajuda a evitar
- esquecimento do motorista em paradas prolongadas.
- Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
- Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
- Teto solar com saída de emergência – possibilita evacuação da cabine em caso de tombamento com obstrução das portas.
- Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 90. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
- Pré-tensionador do cinto de segurança – reduz ferimentos ao motorista em eventuais colisões.
- Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
- Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).
- Monitoramento da faixa de rodagem – sistema que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar (opcional).
- Sensor de ponto cego – radar no lado direito do caminhão que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no espelho (opcional).
- Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor direito, tem amplo ângulo de visão. Permite a visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel, cobrindo pontos de difícil visibilidade pelos retrovisores tradicionais (opcional).
- Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).
Novidades Volvo VM D8K
A linha VM dá adeus ao motor de sete litros da MWM e passa a contar com um 8 litros de origem Volvo. O motor é montado em Curitiba com componentes importados, como o bloco que é produzido na Índia.
Chamado de Volvo D8K, o motor tem potências de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. Segundo a marca, os caminhões da linha VM podem ficar até 10% mais econômicos. “
A Volvo também afirma que o motor de oito litros tem melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.
Outra novidade da linha VM que veio dos caminhões da série F é o sistema I-Roll que coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.
Os caminhões Volvo VM também passam a contar com Aceleração Inteligente Volvo, cujos algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.
A linha rodoviária VM passa a ter os modos de condução Econômico e Performance) e os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). No Econômico, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho como, por exemplo, numa ultrapassagem. No Off Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.
A linha VM está mais segura passando a ser equipada com freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução importante foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio-fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.
Internamente, a cabine está dotada de um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.
VM Tractor Power
O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, “é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Com o novo motor Volvo e todos os avanços da linha Euro 6, seguramente o Tractor Power é a melhor opção de cavalo mecânico de entrada do mercado”, afirma Jeseniel Valerio.
VMX e VMX Max
A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.
O Novo Volvo VMX MAX compartilha uma série de componentes com o consagrado caminhão pesado Volvo FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro. Todas as novidades resultaram em benefícios, com o aumento de produtividade, maiores capacidade de carga, robustez e disponibilidade, além de maior performance e segurança com o novo sistema de freios e a manutenção facilitada, por conta dos itens compartilhados.
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